Centro Europeu

Curso de Garden Design

Um bom Projeto de Garden Design seja em residências, condomínios, comércio ou empresas valoriza o espaço e hoje tem sido cada vez mais solicitado por pessoas e empresas como uma área necessária diante do nosso stress do dia a dia.

É cada vez maior o interesse das pessoas por complementos estéticos e por mais confortos extras na hora de adquirir um imóvel. Áreas de lazer com serviços complementares como espaços gourmet, jardins, salas de home theater, entre outros, tudo isso pode pesar na hora da compra. A importância do paisagismo, não apenas como um complemento da arquitetura, mas como destaque valorizador do projeto arquitetônico, só tende a crescer. O projeto paisagístico agrega valor substantivo a qualquer projeto arquitetônico.

O Garden Design é muito mais do que montar um jardim ou uma área de convívio e sim promover a integração das pessoas ao ambiente recuperando um pouco seu estado normal, ou seja, o verde promove a desaceleração do stress e da ansiedade.

Ele ganha espaço nos projetos da construção civil e agrega valor significativo na venda da residência. Estudos feitos nos Estados Unidos revela que o paisagismo pode aumentar de 10% a 30% o valor do imóvel e aqui não é diferente. Paisagistas e profissionais do mercado imobiliário garantem que o verde melhora não apenas a estética do local, mas suaviza o ambiente e confere qualidade de vida aos moradores além de valorizar o imóvel na hora da venda.

Através dele que surge a sensação de bem estar, o prazer da convivência com pessoas queridas numa varanda, estimula a leitura ao ar livre.

Conteúdo

Como entender e interpretar um projeto de paisagismo

Introdução ao garden design: como entender um projeto de paisagismo para residências e pequenos espaços.

História do Paisagismo

O paisagismo no Brasil: projetos importantes e seu impacto urbano. História dos jardins e diversidade das paisagens

Tendências do Paisagismo contemporâneo

Projetos e movimentos relevantes nos EUA e Europa: paisagistas contemporâneos renomados, seus jardins e impactos ambientais.

*Visitas externas

Conhecimento de plantas

Espécies mais utilizadas, suas características, demandas e aplicações.

*Visitas externas guiadas com cases reais.

Noções de Jardinagem

Como cuidar, podas básicas, cuidados específicos nas estações do ano, pragas e doenças (informações para pequenos e médios jardins).

*Visitas externas guiadas com cases reais.

Iluminação

Iluminação cênica para jardins e suas características.

Paisagismo Decorativo

Coadjuvantes de um projeto, tais como, tipos de pisos, vasos, adornos, mobiliário, decks, pergolados.

Um adorno se define como um elemento usado para fins decorativos e deverá estar bem integrado no projeto do jardim, desempenhando também um papel funcional e que justifique a sua presença.

Representação Gráfica

Transmitir os conceitos básicos do desenho de paisagismo, trabalhando técnicas específicas de desenho e acabamentos para vários tipos de vegetação.

Projeto final e Briefing

Neste projeto o aluno deverá seguir um briefing apresentado pelo professor com as necessidades do cliente. Apresentando no final sua proposta de acordo com o programa.

Atividades Complementares

O Curso de Garden Design tem também como objetivo fazer com que o aluno seja inserido à realidade do mercado de trabalho, para isso a proposta é participar de atividades extracurriculares, nas quais os alunos já poderão ter contato com profissionais da área, além de estarem envolvidos com os eventos correntes do mundo do paisagismo, tais como:

  • Palestras e workshops;
  • Visitas técnicas em escritórios e empresas do ramo;
  • Viagens de estudo;
  • Participação em concursos;
  • Participação em feiras e eventos relacionados e destinados aos profissionais da área.

Mais Informações

Escolaridade mínima:
Ensino Médio Completo

Duração:
2,5 meses

Meses de início dos cursos:
Março e Agosto

Gostou e quer saber mais sobre o curso?