Centro Europeu

Curso de Pilotagem de Drones

O Curso

Muito se fala, atualmente, na revolução da Indústria 4.0. Esta transformação percorre diferentes pilares econômicos do nosso país, a citar: Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa, entre outros. As Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), mais conhecidas como Drones, comprovadamente exercem um papel fundamental em todos estes mercados.

A atividade profissional chamada Pilotagem de Drones, já está regulamentada em alguns países, inclusive no Brasil, pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), desde maio de 2017. Os pilotos devem seguir algumas regras básicas, tais como: terem mais de 18 anos de idade, não exceder o peso máximo de decolagem, pedir autorizações do uso do espaço aéreo, e alguns outros requisitos.

O curso visa capacitar as pessoas para o uso efetivo e correto dos Drones, além de detalhar a tecnologia a fundo e apontar as oportunidades de atuação.

OBJETIVOS

  • Formar pilotos profissionais com amplo conhecimento na nova legislação e também empreendedores aptos a iniciar a exploração comercial de aeronaves remotamente pilotadas com segurança e conhecimentos sólidos sobre todos os temas ao redor da tecnologia dos RPAs.
  • Complementar a atividade profissional de engenheiros, produtores rurais, topógrafos, profissionais de segurança pública e privada, empresários, gestores, peritos, etc.;
  • Apresentar uma nova e consolidada atividade profissional;
  • Preparar pessoas para uma tecnologia e atividade profissional com dezenas de possibilidades de atuação já conhecidas;
  • Instigar e apoiar os alunos a desenvolverem novos usos para a tecnologia dos Drones, por meio de apoio e orientação dos professores e profissionais consolidados.

Metodologia

O curso tem uma visão prática do mercado, com embasamento e técnicas e aulas expositivas, com estudos de casos. Aulas com uso de diferentes equipamentos RPAs e simuladores de voo.

Conteúdo

  • Introdução à Pilotagem e Tecnologia;

Tecnologia, componentes, modos de voo e segurança;

  • Introdução às aplicações profissionais e projetos;

Filmagem e fotografia, agricultura, inspeção, meio ambiente e florestal, topografia e cadastro urbano, segurança e monitoramento;

  • Principais modelos e fabricantes de Drones e seus usos;

Conhecer os principais modelos disponíveis no mercado e como utilizá-los para cada aplicação;

  • Preparação para o voo;

Aplicativos e manuseio do Drone, checklists e preparação para práticas de voo;

  • Simulador de Drone;

Simulação de Pilotagem em laboratório;

  • Introdução às Geotecnologias;

Conhecer as principais tecnologias para captar dados geoespaciais e como os Drones se tornaram ferramentas poderosas para mapeamento;

  • Empreendedorismo no mercado de Drones;

Conhecer os principais atores do setor; dicas para elaborar projetos assertivos; metodologia de projetos;

  • Introdução à termografia;

Conhecer a importância dos dados termográficos para inspeções, mapeamentos, segurança. Como capturá-los e usá-los em projetos;

  • Aerofotogrametria com Drones;

Aprender o passo a passo da fotogrametria por meio de Drones, desde o planejamento, a coleta dos dados, execução, tipos de voos automatizados, processamento e geração de resultados;

  • Drones na Agricultura;

Conhecer os principais produtos que podem ser gerados, os principais atores do setor e como atuar profissionalmente;

  • Drones na Inspeção: Conhecer as demandas, os produtos, os tipos de voos e como atuar profissionalmente;
  • Teoria de fotografia e voos automatizados;

Conhecer a história da fotografia, componentes de câmeras, conceitos e como calibrar as câmeras de drones para tirar as melhores fotos aéreas;

  • Filmagem profissional com Drones;

Como fazer filmagens com Drones, conhecendo os principais movimentos, elaborando projetos, analisando materiais e conhecer o mercado;

  • Legislação e meteorologia;

Como atuar com os Drones dentro das normas brasileiras, conhecer as leis, os atores e as instituições. Autorizações, violações, documentação. Aspectos importantes de voos com Drones;

  • Projeto final orientado;

Como elaborar projetos, abordar clientes e dicas empresariais; e orientação dos projetos finais necessários para a conclusão do curso.

AULAS PRÁTICAS

  • Pilotagem: exercícios, dicas e prática
  • Pilotagem: exercícios, dicas e prática
  • Pilotagem: exercícios, dicas e prática
  • Fotogrametria e prática de voo
  • Drone na Agricultura – prática com multirrotor e asa-fixa

 

INTERDISCIPLINARIDADE

O Projeto de Conclusão do Curso abrange o desenvolvimento de um plano estratégico para interessados em abrir um negócio novo, aperfeiçoar um negócio ou produto existente. Além de buscar ainda mais crescimento nas vendas e melhorias nos serviços.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O curso contempla atividades importantes, como comunicação com os órgãos reguladores a fim de obter o preparo necessário para a confecção de documentação necessária para atuação no mercado, palestras complementares e Projeto de Conclusão do Curso.

Depoimentos

  • “Costumo dizer que saí da primeira aula do Curso de Pilotagem de Drones, com a sensação de que eu poderia construir meu próprio drone.

    O curso foi muito além do que eu esperava, abrangendo áreas que eu desconhecia. Com as aulas você percebe como é divertido trabalhar com drones, mas também o quão sério é pilotar, a parte de legislação vai te mostrar isso, algo essencial para pilotar profissionalmente, diferenciado.

    Foi através desse curso, e do network com os colegas e principalmente, do network do Centro Europeu, que eu consegui ingressar no mercado imobiliário, atuando com a produção de vídeos de imóveis de alto padrão.”

    FELIX RAFAEL WISNESKI

  • “O Curso de Pilotagem de Drones do Centro Europeu me abriu horizontes na área, me apresentando novas possibilidades de monetizar esta tecnologia que eu nem sabia que eram possíveis. E fez isso me passando todas as bases de várias competências relacionadas ao aparelho.

    Da fotografia, com o que eu já trabalhava ao geo referenciamento, passando por aplicações que serão referência de mercado em pouco tempo, como na agricultura. Tudo isso com professores atuantes nas áreas que lecionaram. E muito importante, com bases nas mais atuais regulamentações do setor. Isso sem mencionar o incrível networking, que além de grandes amigos já me proporcionou bons negócios.”

    PEDRO GARCEZ PILATTI

  • “Para quem quer não só apenas aprender como pilotar um drone mas sim, entrar em um novo mundo, contemplado por uma visão sob novas perspectivas, conhecer a grande magia da fotografia e filmagem aérea com uma qualidade fantástica, ter conhecimentos bem mais técnicos sobre o próprio aparelho e tudo que ele pode dar de retorno tecnológico, o Curso do Centro Europeu é o canal!! Fiquei fascinada com tudo que foi ensinado neste curso e com a assessoria dada aos alunos.”

    FABIANA LOSS TRENTINI HASS

Mais informações

Escolaridade mínima:
Ensino Médio

Duração:
1 semestre letivo

Horários de aula:
Noite – 19h15 às 22h30

Dias de aula:
Terça e quinta-feira

Meses de início dos cursos:
Março a agosto

Unidades:
Princesa Izabel

Gostou e quer saber mais sobre o curso?