Centro Europeu

Especialização em Inovação - Produtos e Serviços

O curso

Se você curte inovação, esse curso é para você!

Com um time de professores multidisciplinares e designers premiados, o curso tem como foco preparar você para o mercado de trabalho através de fundamentações e oportunidades transdisciplinares, trazendo ao profissional criativo uma visão holística, humana e inovativa.

A inovação é essencial para o sucesso e evolução de qualquer profissional, por isto este curso usa o Design
como espinha dorsal, mas suas aplicações não se limitam ao desenvolvimento de produto, mas também de serviços e empreendedorismo.

O curso destina-se a todos egressos do ensino médio e superior, com afinidade e interesse, mesmo sem experiência prévia, em atuar no mercado do Design e/ou profissionais que buscam ampliar seus horizontes e criar novas e melhores oportunidades de negócios.

Conteúdo

INTRODUÇÃO AO CURSO

Panorama geral do curso e matérias a serem estudadas. Introdução ao conceito de Design. Quebra de paradigmas e pré-conceitos. Definição da etimologia da palavra Design, seus significados e desdobramentos. Ênfase na
reflexão de que “a forma segue o Propósito” e
apresentação de casos reais. Reconhecimento sobre impactos que uma criação pode causar (positiva e negativamente) e conscientização das responsabilidades e oportunidades que uma pessoa tem ao criar produtos de Design e serviços para com o indivíduo, sociedade e
planeta.

METODOLOGIA DE PROJETO

Métodos de criação, inovação, técnicas de pesquisa aplicáveis à diferentes áreas dentro do escopo de desenvolvimento de produtos e serviços. Foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e
oportunidades de impacto positivo. Apresentação de panoramas e cases realistas do mercado atual. Definição de projetos a serem desenvolvidos ao longo do curso e orientação dos mesmos.

ANTROPOLOGIA

Estudo aprofundado do ser humano. Investigação das culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Comportamento social, linguagens e relação do homem
com o objeto. Relação de características das pessoas e objetos, ancestrais e atuais.

MERCADO E MODELOS DE NEGÓCIO

Panorama de realidades e oportunidades do Design no Brasil hoje. Modelos de negócio utilizados por empresas de design de produto, com exemplos de cases reais. Visão
de futuro, baseado em estudos realizados por órgãos sérios.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO

A apresentação de um produto vai além da formatação básica de slides e argumentos. Há de ter narrativa, conteúdo e sentimento. Nessa disciplina o aluno desenvolverá técnicas para comunicar-se melhor com o seu público a fim de transmitir o impacto desejado. As aulas serão formatadas desde de conceituação básica
de desenho técnico para design de produto, com
explanações práticas e teóricas foçadas para a
apresentação de objetos e ambientes.

EXPERIMENTAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Introdução ao User Experience Design. Imersão em Customer-Centric Design (Mapeamento das dores e necessidades através da empatia, Ideação consistente e Converter ideias em propostas). Construção de storytelling para ação. Disseminar a cultura maker para inovação. Quebra de paradigmas e pré-conceitos para
experimentação. Cultura da experiência através da prática.

FERRAMENTAS PARA INOVAÇÃO

Desmistificando inovação: História, suas formas,
aplicações e impactos na história da humanidade. Inovação e revolução digital: contexto atual mundial, necessidades e oportunidades.Projetos inovadores:
estudo de metodologias e ferramentas para criação de projetos inovadores e suas aplicações práticas. Cultura inovadora : estudos de caso sobre principal fator de sucesso de projetos inovadores e suas aplicações práticas.

MATERIAIS E PROCESSOS

Abordagem em diferentes cenários e oportunidades com a utilização de ferramentas para a materialização de ideias. A aula oferecerá uma estrutura que abordará as relações entre materiais e práticas criativas para os
desafios atuais. Exercícios e projetos trarão uma série de narrativas sobre tendências e processos, explorando as possibilidades de materiais naturais e técnicos para abordagens inteligentes; e como isso afeta o design, a produção de objetos e suas propriedades estéticas e funcionais. Teoria e discussão irão explorar perspectivas
sobre a materialização da estética com a nova ética.

AULAS ESPECIAIS

Compartilhamento de conhecimentos diversos e vivências práticas, que agreguem no desenvolvimento curso, com profissionais de grande destaque no mercado e referência
em diferentes áreas.

* Conteúdo Programático de referência, sujeito a atualização a qualquer momento.

Capacitação

*Preparar os alunos para situações reais de mercado de trabalho, através de fundamentações e oportunidades
transdisciplinares.

*Proporcionar situações de projeto de produto e serviços que tenham resultados efetivos,
prontos para implementação em benefício da sociedade e retorno financeiro.

Mercado de trabalho

O curso Especialização em Inovação – Produtos e Serviços tem também como objetivo fazer
com que o aluno seja inserido à realidade do mercado de trabalho, para isso a proposta é participar de atividades extracurriculares, nas quais os alunos poderão ter contato com profissionais e empresas referências, através de:
• Palestras e workshops;
• Visitas técnicas em escritórios de Design;
• Visitas técnicas em fábricas;
• Participação em premiações;
• Participação em outros eventos relevantes ao tema.

Mais informações

Escolaridade mínima:
Ensino Médio Completo

Duração:
1 semestre  letivo

Horários de aula:
Noite – 19h15 às 22h30

Meses de início dos cursos:
Setembro

Unidades:
Batel

Gostou e quer saber mais sobre o curso?