Centro Europeu

Curso de Design de Interiores

O Curso

Para o profissional que busca destaque no mercado de trabalho, o curso de Design de Interiores do Centro Europeu forma planejadores, criativos, antenados às mais diversas tendências e capazes de projetar soluções inteligentes para o universo da decoração de interiores. Essa formação acontece de maneira dinâmica, técnica e vivencial, dividida em ateliês e módulos.

O objetivo é capacitar profissionais multidisciplinares e dinâmicos, atentos às tendências e comprometidos em agregar conforto, funcionalidade e estética ao cotidiano das pessoas. Ao final do curso o aluno estará apto a participar da elaboração e execução de projetos de espaços residenciais, comerciais, institucionais e promocionais e em vendas especializadas.

Por que estudar Design de Interiores no Centro Europeu?

Conteúdo

A profissão do Designer de Interiores
  • Primeiro contato do aluno com o profissional de design, visando retratar a rotina, os desafios, as formas de trabalho e remuneração, bem como tratar sobre as oportunidades de mercado e esclarecer eventuais dúvidas e curiosidades.
Representação Gráfica de Projetos
  • Apresentar ao aluno os conceitos básicos do desenho técnico de objetos e ambientes.
  • As aulas contemplam noções de desenho (linha, traço, escala, unidade, cota) e vistas ortogonais.
  • Aulas teóricas e práticas, com execução de exercícios de representação gráfica de objetos e ambientes.
Materiais de Acabamento e Revestimentos
  • Aplicações, tipos e características de materiais, tecnologias de revestimento e acabamento em geral para paredes, forros, coberturas, pisos e móveis.
  • Tendências do mercado.
  • Especificação técnica.
  • Composição entre materiais, padronagens e cores.
Desenho Digital – SketchUp
  • Introdução ao desenho digital para design de móveis e interiores, através do programa SketchUp.
  • Criação de projeto e perspectiva nos moldes comerciais. Ferramentas básicas de criação e edição de imagens. Utilização de bibliotecas 3D. Impressão.
Ilustração
  • Método de Perspectiva.
  • Desenvolvimento de técnicas de acabamento de desenho, como pintura com lápis aquarelável, giz pastel, nanquim, marker, lápis dermatográfico, limpa tipos e outros materiais.
Estilos, composição e tendências
  • Noções históricas do design de interiores, fornecendo referências visuais e informações teóricas necessárias para sua compreensão.
  • Noções da Teoria da Cor e Forma aplicadas à composição do espaço.
  • Breve análise das tendências do Design de Interiores.
  • Introdução à relação do Homem com o Espaço.
  • Conceitos básicos de ergonomia, antropometria e conforto ambiental.
Design de Móveis
  • Destacar questões relacionadas à função e qualidade dos espaços e a sua relação com o mobiliário, despertando no aluno a capacidade de solucionar eventuais problemas e carências de forma criativa.
  • Desenvolvimento de projeto de móvel e seu detalhamento.
  • Conceitos básicos de ergonomia, antropometria e conforto ambiental.
  • Noções de circulação e dimensionamento de mobiliário.
Design de interior residencial
  • Desenvolver habilidades técnicas e criativas para produzir um projeto de ambiente residencial que contemple mobiliário, acabamentos, revestimentos e iluminação.
  • Princípios ordenadores do espaço – função e estética.
  • Princípios de composição.
  • Conceitos de ordem e proporção.
  • Estudo do espaço residencial: social, privativo, de trabalho, de ligação e de lazer.
  • Estudo das tecnologias e do conforto ambiental.
  • Cor – uso e aplicação.
  • Metodologia de desenvolvimento do projeto de interiores.
  • Análise das tendências de decoração.
  • Medidas e circulações.
Decoração
  • O impacto provocado pelos objetos, ornamentos e seus detalhes na decoração de um ambiente.
  • Critérios de composição e reações esperadas em seus usuários.
  • Estudos de caso de ambientes e aprofundamento de temas como: quadros, cortinas, persianas, iluminação, tapetes, objetos, acabamento de parede, detalhes de gesso, entre outros.
Marketing pessoal e qualidade no atendimento
  • Busca elaborar um plano de marketing pessoal baseado no fortalecimento da Carreira e Imagem Pessoal, com 5 etapas teóricas e uma prática.
  • Gravação de um vídeo onde o aluno vende seu negócio e a si mesmo, como forma de mensurar a qualidade do seu atendimento e venda pessoal, com orientação dos professores.
Inovação, Design e Mercado
  • Tem como objetivo trazer informações atualizadas sobre lançamento de materiais, exposições/feiras e eventos do setor para interpretação e avaliação global da “tendência de mercado”, auxiliando os profissionais em suas especificações de projetos em cores, acabamentos, texturas e formas de aplicação, bem como composição com outros elementos do design.
Gestão de Obras
  • Introdução à gestão de obras, utilizando-se de ferramentas como planilhas de previsão financeira, controles básicos, orçamentos, práticas de mercado e avaliação.
Iluminação
  • Apresentar as bases teóricas para o entendimento da luz como elemento de projeto.
  • Abordar os critérios e recomendações para o desenvolvimento de projetos de iluminação residencial e comercial a partir das necessidades humanas e do projeto de design de interiores.
Escritório Modelo
  • Aprimorar habilidades técnicas e criativas a fim de desenvolver, individualmente e em grupo, vários projetos de ambientes comerciais/institucionais.
  • Abordagem de conceitos, funções, mobiliários e equipamentos.
  • Medidas e circulações.
  • Elaboração de projeto executivo.
  • Estudo do conforto ambiental, ergonomia e acessibilidade.
Aspectos Jurídicos da Profissão
  • O módulo consistirá na explanação, enquadramento e solução dos principais aspectos jurídicos que circundam a profissão de design de interiores.
Gestão e Planejamento
  • Apresentação de conceitos relacionados ao empreendedorismo como gestão, planejamento e fatores críticos de sucesso: ciclo PDCA, inovação, qualidade, importância do briefing e das especificações, processos e procedimentos, controles financeiros, reflexões sobre ser um profissional empreendedor e criativo.
Aulas especiais
  • Proporcionar ao aluno a experimentação da rotina de um escritório de design.
  • Palestras e visitas.

Mercado de trabalho

  • Empresas especializadas no segmento de Design de Interiores, como escritórios de arquitetura e de design.
  • Lojas de móveis, decoração e iluminação especializadas no segmento de interiores.
  • Empresas especializadas em materiais e revestimentos.
  • Empresas de eventos, construtoras e imobiliárias.
  • Sua atuação, normalmente autônoma, pode ocorrer em parceria com arquitetos e engenheiros.

Depoimentos

  • O curso de Design de Interiores me deixou mais segura para a realização de projetos, me proporcionou conhecimentos mais aprofundados no que se refere a organização, supervisão, cronogramas e planilhas de orçamentos.

    Vanessa Hellwig

  • Depois de anos dedicados à família, toda mãe merece reservar um tempo para se descobrir. Foi o que a Larissa fez ano passado. Dentista por formação, a curitibana viu no curso de Design de Interiores do Centro Europeu a chance de colocar em prática uma paixão recém-descoberta, a decoração. Ela termina o curso este ano, mas tem planos de continuar a se aventurar na área!

    Larissa Santos

Blog

Você está a um clique do nosso blog. Acesse.

Mais informações

Escolaridade mínima:
Ensino Médio Completo

Duração:
1 ano letivo

Horários de aula:
Manhã – das 8h30 às 11h45
Noite – das 19h15 às 22h30

Dias de aula:
Segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira

Meses de início dos cursos:
Março e agosto

Unidades:
Shopping Crystal

Gostou e quer saber mais sobre o curso?