Profissão

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
plano-de-carreira
16 de junho de 2020

Você tem um plano de carreira?


O momento que estamos vivendo é propício para traçar novas metas e novos focos para a sua vida profissional. O primeiro passo é construir um plano de carreira, um “desenho” da sua evolução profissional para que você alcance as conquistas que deseja.

O plano de carreira apresenta a sua visão profissional e pessoal para os próximos anos, sendo um guia do que você espera da vida profissional. O objetivo dele é nortear o seu desenvolvimento enquanto trabalhador, para que você saiba o que buscar para alcançar  o que você deseja no futuro. Ele possibilita uma série de decisões, como:

  • – Identificar quais competências e habilidades precisam ser desenvolvidas;
  • – Mapear oportunidades de crescimento profissional;
  • – Se autodesenvolver, estando mais apto a receber promoções e aumentos salariais;
  • – Mudar a área de atuação, dando novos rumos à carreira;
  • – Deixar de ser empregado e abrir o próprio negócio;
  • – Organizar-se para fazer um intercâmbio profissional;
  • – Terminar os estudos e recomeçar uma nova etapa.

 

O primeiro passo para fazer um bom plano de carreira e se tornar o profissional que você sonha é identificar qual o momento atual da sua carreira e quais são os seus objetivos pessoais de crescimento. Para isto, você pode responder às seguintes perguntas: 

  • – Qual é o panorama do mercado de trabalho e da profissão almejada?
  • – Quais os próprios objetivos, compreendendo o que você deseja alcançar profissionalmente? 
  • – Quais são as competências profissionais necessárias e os seus pontos fortes e fracos?

 

Estas informações são fundamentais para determinar o cenário no qual você está inserido e também antever soluções para os desafios que surgirão, diminuindo as falhas ao longo do processo. Determinando os seus objetivos, é possível escolher entre um plano  para início de carreira, para desenvolvimento da carreira atual, para mudança de carreira ou para recolocação profissional.

O seu plano de carreira deve ser composto, basicamente, de 3 partes:

  1. 1. Definição dos objetivos

Ou seja, o cargo que você pretende alcançar. Uma boa dica é navegar pelo LinkedIn e por sites de recrutamento para compreender a trajetória de quem já possui uma carreira semelhante a que você almeja.

  1. 2. Definição das ações de desenvolvimento

Nesta etapa, você define as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para estar mais perto do objetivo profissional.

  1. 3. Definição dos prazos

Com a clareza do objetivo e das ações necessárias, você deve estipular o prazo para realizar cada ação, levando em consideração o tempo para você se organizar e cumprir cada item.

Compartilhe:


Deixe seu comentário