Fotografia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
tipo-de-objetiva
7 de outubro de 2020

Você conhece os tipos de lentes?


As objetivas, popularmente chamadas de lentes, são um importante componente das câmeras fotográficas, desempenhando a função essencial de projetar no sensor uma imagem focalizada da cena que será fotografada. Sem ela, a câmera não registra corretamente as imagens.

Na maioria das vezes, a lente atua para reduzir a cena, fazendo com que a imagem inteira caiba no sensor da câmera. Porém ela também pode funcionar de maneira oposta, ampliando um elemento pequeno para ser reproduzido bem maior na foto, agindo como uma lupa.

Esta tarefa de redução ou ampliação de imagens só é possível graças ao conjunto de lentes do seu interior, chamados de “elementos ópticos”. Esses elementos são organizados em grupos que se movimentam, que varia de acordo com o modelo da objetiva.

Além dos elementos ópticos, toda lente possui um dispositivo especial para o ajuste da quantidade de luz que chega ao sensor da câmera: o diafragma é formado por um conjunto de lâminas que amplia ou diminui o orifício pelo qual a luz passará.

Os tipos de objetivas

As lentes podem ser separadas em três grupos: as normais, as teleobjetivas e as grandes angulares. A nomenclatura se dá pelas duas características presente em todas as lentes: a distância focal e o ângulo de visão que ela oferece para um determinado tipo de câmera.

De um modo geral, quanto maior a distância focal da lente, menor é o ângulo fotografado.

As lentes normais são aquelas que alcançam um ângulo de visão próximo ao campo oferecido pelo olho humano. A referência da visão monocular é importante, pois ao considerar os dois olhos, o campo de visão aumenta.

As teleobjetivas formam imagens maiores, mais ampliadas e naturalmente com ângulos menores de visão. Elas são utilizadas para fotografar os elementos que estão longe da câmera.

Trabalhando com um comportamento oposto, as lentes grandes angulares formam uma imagem menor em relação ao mundo real, mas com um ângulo de visão maior. Por isso, são utilizadas para fotografar cenas em que a amplitude é um aspecto muito importante, como as paisagens.

Além dessas características, as objetivas podem ser fixas ou com zoom. As lentes fixas possuem uma única distância focal, fotografando sempre o mesmo ângulo de visão. As lentes zoom possuem distância focal variáveis, cabendo ao fotógrafo o ajuste do ângulo fotografado.

Normalmente a primeira lente que compramos é uma lente zoom, de distância focal entre 18 mm e 55 mm. Essa lente é básica e permite fotografar a maioria dos cotidianos, com uma certa limitação no zoom e nas aberturas de diafragma.

Compartilhe:


Deixe seu comentário