Fotografia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
megapixel
8 de junho de 2020

Quanto mais megapixel, melhor a câmera?


Quem está em busca de uma câmera fotográfica ou até mesmo de um novo celular com certeza analisa, dentre outras coisas, a quantidade de megapixels disponível no aparelho. Um dos grandes mitos da fotografia, inclusive, é de que uma imagem será melhor na medida que a quantidade de megapixels for maior.

Uma câmera pode ser boa ou ruim de acordo com vários fatores que vão além de quantidade de megapixel: a lente, o sensor, a captação de cores e outros detalhes técnicos. O professor do curso de Fotografia do Centro Europeu Rogerio Junior desvendou este mistério, confira no vídeo.

Preparamos um guia para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas e entender tudo sobre megapixels!

O que é pixel?

Pixel é o menor elemento visual de uma tela (de celular ou de monitor) ao qual é possível atribuir uma cor. Ele também é o menor ponto da foto que forma a imagem.

O que é megapixel?

O megapixel é utilizado em câmeras digitais profissionais e também nas câmeras de celular para indicar o grau de resolução ou definição da foto, correspondendo a um milhão de pixel.

Isto significa que uma resolução de 5 megapixels reúne aproximadamente 5.000.000 de pixels na imagem. Este total se dá através da multiplicação da largura pela altura da imagem capturada. Por exemplo, uma foto com 2.560 pixels de largura por 2.048 pixels terá exatamente 5.242.880 pixels (5,2 MP).

Como a imagem é capturada numa câmera digital?

De uma maneira muito resumida, podemos explicar que as imagens são registradas através de um sensor que faz a captação de luz e transforma a informação em um conjunto de pixel. Por isso, a ideia de que quanto mais megapixels, melhor a imagem é um mito. A qualidade da foto é determinada pela quantidade de luz que o sensor é capaz de absorver, refletida do ambiente e dos objetos.

Uma das explicações para o mito é que, geralmente, câmeras com sensores melhores e maiores possuem pixels maiores. Quanto maior o pixel, mais luz esse pixel poderá absorver, criando mais detalhes na imagem. O que torna uma foto melhor é o tamanho do pixel, e não o índice em megapixel.

Compartilhe:


Deixe seu comentário