Idiomas

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
idiomas
22 de abril de 2020

Os 5 idiomas mais úteis para um brasileiro no mercado de trabalho


Aprender um novo idioma se tornou fundamental para a maioria das carreiras, sendo inclusive uma competência obrigatória para diversos cargos. Falar várias línguas tornou-se uma das habilidades mais úteis no mercado de trabalho, e nós selecionamos os 5 idiomas mais úteis para os brasileiros. 

O inglês já se tornou uma espécie de língua comum no mercado profissional, falada pela grande maioria das pessoas. Ele é o idioma de diversas organizações, principalmente as internacionais, sendo também o idioma de relações internacionais. Se você ainda não domina esta língua, nossa sugestão é que comece por ela.

A partir do domínio do inglês, identificamos alguns critérios para a escolha do segundo idioma: difusão no mundo; aspecto econômico e político; e proximidade geográfica.

Quando se trata de difusão no mundo, pensamos logo de cara no inglês. Mas o espanhol é  a segunda língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas do inglês. Em todo o mundo são mais de 40 países que falam espanhol. Além da difusão, os aspectos econômicos, políticos e geográficos ressaltam a importância deste idioma para os brasileiros: todos os países que são nossos vizinhos falam espanhol, além de receberem boa parte das exportações do Brasil.

O terceiro idioma que nós indicamos é o francês. Além de ser uma das línguas oficiais do Canadá, outro país com importantes ligações com o Brasil, também é a língua oficial de outros países e organizações mundiais, como Suíça, Mônaco, Luxemburgo, Bélgica, OTAN, Cruz Vermelha e de outras organizações. A França é um dos principais produtores mundiais nos setores de produtos farmacêuticos, telecomunicações, aeronáutica e energia.

A Alemanha é ocupa a  4ª posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil e, por  isso, o alemão ocupa o quarto lugar na nossa lista de idiomas indispensáveis para os brasileiros que estão no mercado de trabalho. Basta pensar na quantidade de multinacionais alemãs presentes no nosso dia a dia, como a Volkswagen, o Grupo Allianz, a BMW e a Siemens.

O quinto idioma que nós indicamos para quem está no mercado de trabalho é o italiano. Além de uma das línguas oficiais da União Europeia, ele é considerado a língua dos artistas. A grande vantagem é que a origem latina da língua facilita o aprendizado, pois é a mesma origem do português.

Compartilhe:


Deixe seu comentário