Marketing Digital

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22 de setembro de 2020

Marketing e vendas andam juntos?


Se, antigamente, a responsabilidade de aumentar as vendas de uma empresa era do setor de vendas ou do setor de marketing, cada vez mais o mercado exige a união destas duas equipes para o sucesso. Afinal, quem deseja vender mais precisa compreender que o processo de compras mudou: a grande maioria dos consumidores, inclusive na venda B2B (entre empresas), iniciam o processo de compras na internet, através de pesquisas para entender qual a melhor solução para o problema existente.

Mas não para por aí. Na maioria das vezes, o processo de compra avança muito no online, e, apenas no momento muito próximo à venda, acontece o contato com o vendedor para tirar alguma dúvida e finalizar a negociação. 

Por isso, o time de vendas e de marketing devem estar alinhados, afinal ambos possuem responsabilidade sobre as vendas e pela conquista de novos clientes. O trabalho que se inicia através dos contatos capturados pelo marketing é finalizado com o processo de vendas.

Qual o papel de cada setor?

Até alguns anos atrás, muitas empresas consideravam o setor de vendas e de marketing como rivais. Porém, ambos têm como objetivo gerar receita para a empresa.

Departamento comercial

O setor comercial é responsável por vender, estando diretamente ligado com o aumento ou a diminuição das receitas da empresa. O vendedor é quem vai tratar os contratos gerados pelo marketing da empresa, continuando a jornada iniciada até a efetivação da compra.

Um fator muito importante é ter claro e padronizado o processo de vendas, para que o vendedor saiba quais atividades devem ser desempenhadas por ele.

Departamento de marketing

Ele é responsável por ajudar a empresa a cumprir os seus objetivos, seja criar um relacionamento vantajoso com a clientela ou captar novos contatos para os vendedores. De maneira indireta, este setor também gera receitas para a empresa, com o trabalho acontecendo antes da concretização da venda e influenciando no aumento das receitas da empresa.

A relação entre os dois departamentos deve ser bem próxima, afinal ambos trabalham para gerar receitas e criar um relacionamento saudável e duradouro com o público alvo da empresa. Por isso, o alinhamento entre o comercial e o marketing é indispensável.

Como já dissemos, o comportamento de compra do consumidor mudou. Antes de adquirir um produto ou um serviço, ele realiza pesquisas online para encontrar a solução certa para o seu problema. Mesmo que a sua empresa seja uma loja física, o cliente já procura uma empresa sabendo o que precisa para solucionar o seu problema. Independente da categoria, a maioria dos compradores fazem pesquisas online quando precisam comprar algum produto ou serviço e só depois procuram a loja física.

Se o marketing e o time de vendas não estiverem alinhados, muitas oportunidades de vendas podem ser perdidas. Quando um consumidor entra em contato com um vendedor, ele já passou por várias etapas da jornada de compra, consumiu diversos conteúdos online e teve contato com os materiais produzidos pela equipe de marketing.

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