Fotografia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
macho-maos-segurando-a-camera-profissional-parece-fotos-sentado-no-cafe-com-o-laptop_8353-6240
4 de novembro de 2020

Como desenvolver a criatividade na fotografia?


Quando começamos a fotografar, a tendência é que tiremos fotos de todas as coisas obvias que vemos pela frente: as paisagens do dia a dia, retrato das pessoas que convivemos, fotos dos animais de estimação e outras imagens “comuns”. Esse processo é necessário para desenvolver a técnica, mas como conseguir fotos cada vez mais criativas? Assim como em qualquer profissão, estimular a criatividade na fotografia exige dedicação, estudo, tentativas, muita disposição e, principalmente, amor pela profissão.

A principal dificuldade deste processo é que possuímos ideias pré-concebidas de como as fotos devem ser e é dessa maneira que fotografamos. Mas se queremos ser criativos, precisamos abandonar essas ideias pré-concebidas e buscar novos olhares para as mesmas cenas.

Separamos algumas dicas para te auxiliar neste processo:

Antes de ser criativo, você precisa conhecer o seu equipamento para aproveitar ao máximo cada funcionalidade deles, em todas as ocasiões.

Saia da zona de conforto e procure outras visões para a mesma cena. Uma boa forma de fazer isso é misturar ideias diferentes para criar o tema de um ensaio, por exemplo.

Valorize a sua ideia, afinal cada pessoa tem uma percepção diferente do que é legal ou não. Acredite no seu trabalho.

Explore ao máximo o seu equipamento. Um desafio é tentar imaginar como você registraria uma cena se não tivesse os acessórios necessários. Com um pouco de trabalho, você encontrará novos modos de fotografar.

Uma nova ideia para as suas fotos passa, muitas vezes, pelas soluções diferentes para os problemas do dia a dia. Este desafio faz com que a sua mente trabalhe de maneira ainda mais criativa.

Analise as fotos premiadas para compreender o que fez com que elas se destacassem.

Por fim, estude muito sobre composição, afinal uma foto criativa é aquela que compõe de uma nova maneira. Elaborar um jeito único de compor fotos é o que te diferencia dos demais fotógrafos ao registrar uma mesma cena.

Compartilhe:


Deixe seu comentário