moda

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
7 de novembro de 2019

Uma lente entre o Cotidiano e a Arte


Por Katheriny Mendes.

Estava pensando nessa matéria e sobre a experiência em criar a arte para o curso de moda. E me veio uma frase que gosto muito do Le Corbusier (arquitetos e suas referências). Ela é assim: “I prefer drawing to talking. Drawing is faster and leaves less room for lies”. Me identifico com ela porque considero o desenho minha primeira linguagem, mas eu mudaria o final para “drawing is faster and allows denser understandings”.

Sim, o mais incrível quando se faz arte é que cada pessoa é um universo de construções mentais, memórias e referências. Quando se projeta algo para o mundo, e enquanto artista é isso que fazemos, a melhor parte do trabalho não é ver o resultado final, estático. Mas como ele reverbera nas pessoas, o que ele estimula e revela. Assim, quando o convite para criar uma pintura mural surgiu e o único briefing era de que ela ficaria em um espaço de criação, vários signos e cores me vieram em mente, mas o conceito permanente sempre foi “ como estimular a criatividade desse espaço através da arte”.

Ao longo desses 3 dias os blocos de cores deram profundidade a parede plana de 12m². Entrar na sala era como entrar em um universo etéreo onde as massas de cor flutuavam cada uma em sua velocidade sem nenhuma referência no espaço. Então vieram as linhas.

O grafismo que emerge do corpo todo; para mim as linhas não começam em uma superfície: o papel, a parede. Elas vem de dentro e exigem que o corpo todo se movimente em um gesto,  amarrando e dando sentido. Aquele bloco de cor agora com linhas se torna a representação gráfica de alunos desenrolando um rolo de tecido. Sim, sempre tem uma narrativa. E assim como nos murais mexicanos, eu acredito que não existe representatividade maior do que o cotidiano. Ver através do olhos do outro enriquece, e a arte é essa lente.

Arquiteta e Artista Visual; @art_arqkatherinymendes; contato@katherinymendes.com.br

Quer se inspirar com a nova parede do curso de moda? Acesse: https://bit.ly/2CaZ8lB

Compartilhe:


Deixe seu comentário