Design Thinking

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
18 de setembro de 2019

O propósito empodera


Por Mari Leal

Outro dia, enquanto buscava referências para uma aula, encontrei uma frase do Cristian Jacobs que combinava perfeitamente com o tema propósito. Ele diz “Do something you love and try to survive de bumps and bruises. Most won’t get it” e eu decidi que não poderia começar esse texto com uma citação que não fosse essa.

Boa parte de nós opera em uma sociedade na qual comando e controle são abertamente utilizados em diversos setores. Mas será que é a melhor opção?  Sinto que infelizmente ainda não entendemos que ambos acabam ficando ultrapassados por limitarem a mobilidade e os resultados. Temos uma grande dificuldade de entender que empoderar não significa retirar poder, mas sim compartilhar. É quebrar a pirâmide e transformá-la em rede.

Voltando a minha pesquisa, esbarrei com um texto que falava sobre se sentir dono da empresa na qual você trabalha e em como as pessoas acabam falhando nesse ponto. Falta motivação, conhecimento, vontade de fazer mais, de fazer melhor, falta liderança.

Mas como motivamos o empoderamento? Não apenas somos formados por organismos, como organismos somos em nossos ambientes de trabalho. É o famoso ninguém solta a mão de ninguém. É a certeza de que se você cair você pode até levantar sozinho, mas ainda assim vai encontrar alguém para te apoiar.

O empoderamento tem uma conexão muito interessante com o ato de compartilhar não só informações como experiências. E nada une mais do que encontrar um propósito comum. O desejo de melhoria, mudança e até de caos são mais fortes quando pensamos em bando.

Dessa maneira penso novamente sobre a frase de Jacobs e chego a conclusão de que fazer algo que realmente amamos é ter que lidar com uns tombos e pancadas, mas quando compartilhamos algo em que acreditamos, até quem está apenas observando acaba entendendo que estamos motivados por algo muito maior. O nosso desejo de ir além.

Encontre o seu propósito no Centro Europeu!

Compartilhe:


Deixe seu comentário