Cinema

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
16 de julho de 2019

CINEMA DO BEM: REGULAMENTO


1.O Projeto Cinema do Bem foi criado pelo Curso de Cinema Centro Europeu com o objetivo de produzir filmes promocionais que divulguem o trabalho de entidades não governamentais e sem fins lucrativos, que contribuem para a melhoria e desenvolvimento da nossa sociedade através de atividades de cunho social e humanitário. Os roteiros a serem filmados foram elaborados através de um desafio criativo entre equipes. Podem participar como proponentes para a realização dos filmes promocionais já roteirizados para o Projeto Cinema do Bem alunos que estão cursando ou que já concluíram o Curso de Cinema Centro Europeu. É permitida a participação de pessoas que não foram alunos nas equipes, exceto nas funções de Direção e Produção.

2.Para participar, os proponentes, que podem ser os diretores ou produtores, devem elaborar um projeto com todos os dados solicitados preenchidos e enviar em formato pdf até 29/07 para o e-mail sevecine@gmail.com

3.Os supervisores do curso farão a escolha das equipes que devem filmar os promocionais, mediante análise das propostas encaminhadas e vão anunciar o resultado por e-mail dia 02/08. O período de filmagem é de 05/08 a 30/09. O trabalho deve ser entregue concluído até 21/10.

4.Para a elaboração do projeto é necessário o contato prévio com as instituições participantes para o levantamento de dados e previsão de possíveis datas de filmagens. Os contatos estão publicados nos respectivos briefings, logo após cada roteiro publicado abaixo. Serão liberadas duas diárias de equipamento da escola por equipe. É permitido filmar com equipamento próprio. A lista dos equipamentos liberados é definida pela supervisão técnica a partir de análise do projeto encaminhado. As datas em que os equipamentos estarão disponíveis também é definida pela supervisão técnica, de acordo com a agenda de atividades do curso. A retirada e entrega dos equipamentos devem seguir as regras já praticadas pela escola. Os proponentes dos projetos selecionados serão liberados para filmagens mediante a apresentação de termo de cessão de imagem e som de todos os envolvidos, incluindo os membros das equipes.

5.Cada proponente, produtor ou diretor, está habilitado para apresentar projeto para até dois filmes, mas somente um deles deve ser selecionado. Os supervisores podem entrar em contato com os proponentes para maiores esclarecimentos. Maiores esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail sevecine@gmail.com ou Whatsapp (41) 99161-0057.

6.Os roteiros podem sofrer alterações para a filmagem, desde que não descaracterize sua proposta e conteúdo originais.

 

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO

Leia atentamente os roteiros selecionados, postados abaixo com os respectivos briefings das entidades e contato dos responsáveis.

Escolha o roteiro que deseja filmar e entre em contato com o responsável da entidade para agendar visita ao local, coleta de informações e levantamento de possibilidades de filmagem. De posse desses dados elabore um projeto que deve conter obrigatoriamente:

 

PROJETO CINEMA DO BEM

  • Devem ser apresentados storyboard ou shootingboard plano a plano do filme e planta baixa de todos os setups, realizados nas locações reais da filmagem.
  • Justificativa da escolha do roteiro e realização do filme.
  • Nome da entidade
  • Nome do proponente com e-mail e Whataspp
  • Propostas de abordagem do roteiro (técnicas e artísticas), com ênfase na direção, produção, fotografia, direção de arte, design de som e edição.
  • Equipe com nome completo de todos os integrantes e respectivas funções.

OBS. Fica a critério do proponente a inclusão de outros materiais ilustrativos de qualquer espécie, e o desenvolvimento de apresentação gráfica para o projeto.

ROTEIROS, ENTIDADES E CONTATOS

 

PLAYING FOR CHANGE BRASIL

ROTEIRO

Autores: Leandro Cavalheiro, Guilherme Costa, Maria Eduarda Daher, Sabrina Canto, Gustavo Bahr

Interior – sala – dia
Em uma sala pouco iluminada trazendo um ar opressor e frio, há diversas crianças retraídas em silêncio. A porta se abre, e um menino com olhar assustado e reprimido, para em frente à porta antes de entrar. Ele olha as crianças ao redor da sala e abaixa a cabeça rapidamente fixando o olhar para os pés. Ele atravessa olhando para o chão, aparentemente irritado, sem cumprimentar ninguém e senta no cantinho mais excluído da sala.

Todas as crianças ficam em um clima tenso, impaciente o menino aborrecido começa a balançar o pé no chão causando sem querer um som rítmico. Outra criança de cabeça baixa, começa a batucar com as mãos complementando o ritmo do menino. Ao sentir o ritmo se formando, uma terceira criança ergue a cabeça e abre um leve sorriso e aos poucos começa a assobiar, se levanta e abre a janela – nesse momento a sala se ilumina (o som da cortina complementa o ritmo).

Todas as crianças batucam, e o ritmo toma conta da sala. A terceira criança começa a dançar e no clima puxa uma quarta criança que se junta a ela dançando. As crianças formam um círculo em forma de dança enquanto a primeira criança continua tímida, batucando no canto. A terceira criança se dirige a primeira e a convida a entrar na roda para dança. Todos se abraçam e continuam unidos.

Letreiro 1: A música é capaz de mudar o seu mundo.
Letreiro 2: Play for chance Brasil, contribua e transforme seu mundo também!

 

BRIEFING

CONTATOS:

www.pfcbrasil.com.br

Responsável: Marcelo Bonetto – Whatsapp (41) 99991-6421

bonetto@playingforchange.org

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO: O Instituto Playing for Change Brasil, iniciou suas atividades no Brasil em outubro de 2014 com a apresentação da Playing for Change Band, formada por músicos de rua do mundo inteiro. Com o dinheiro deste show, conseguimos reformar um barracão, cedido pela prefeitura municipal de Curitiba e transforma-lo em um lugar onde podemos oferecer aulas as crianças carentes da região. Durante o ano de 2015 executamos a obra de reforma  e estruturamos a equipe de professores e administradora para  e escola, onde as atividades se iniciaram em 20 de novembro de 2015 e seguem até hoje, com total aceitação e participação da comunidade local. A manutenção de salários e demais custos está sendo feita através de doações individuais e ações como Feijoadas e Festas beneficentes.

Nosso objetivo: Tirar crianças carentes das ruas oferecendo programação de cursos em várias modalidades ligadas artes, prática de esportes e preparação profissional, em contra turno escolar.

Nossos Cursos: Musicalização Percussão Dança Canto Violão

Inglês (com certificação através de parceria com a Rockefeller School).

Manejo Ambiental( Cultivo de hortas e jardins)

Contamos com um professor para cada modalidade específica, todos formados e experientes em sua área de atuação.

Fechamos o ano de 2017 com 48 alunos matriculados em três turmas distintas. Para o ano de 2018 temos como objetivos principais, aumentar em duas turmas   chegando a um total de 70 crianças  atendidas pelo nosso projeto…e aumentar nossa participação na vida da comunidade, estendendo cursos de inglês e gestão ambiental para as famílias dos alunos.

Fornecemos também lanche para todos os alunos através de parceria com o comércio da comunidade , também disponibilizamos uma sala para a Associação dos Moradores das Moradias Cajuru, fortalecendo assim o vínculo com os moradores da região e também uma cancha de futebol de areia aberta a todos da comunidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Contra turno escolar de crianças em região de risco / levar musica e Inglês a estas crianças / desenvolver atividades que elevem o potencial cognitivo destas crianças e integrá-las à sociedade.

ATIVIDADES A SEREM DIVULGADAS PELO COMERCIAL: Nosso trabalho acima descrito.

QUAL A MENSAGEM QUE DESEJA TRANSMITIR: A importância que a musica traz no desenvolvimento social e cognitivo das crianças e a ideia que a música traz a paz entre os povos.

ONDE PRETENDE DIVULGAR O COMERCIAL: Nas mídias sociais, Facebook e demais.

 

ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE SALVA BICHO CURITIBA

ROTEIRO

Autores: Lucas Veiga, Larissa Nepomuceno, Ester Oliviè, Vitor Wurmli, Rodrigo Franco

Através de uma visão subjetiva, uma mulher se aproxima para afastar um cachorro que chafurda perto de uma lixeira. O mesmo foge correndo. O som de cachorros correndo e latindo começa a persegui-lo e, consequentemente, a velocidade de sua fuga aumenta. Ao passar por uma cerca, encontra abrigo em meio a caixas de papelão.

Fade to black.

Ao acordar, com forte barulho de chuva, uma pessoa da Salva Bicho o encontra e resgata. Já no abrigo, recebe cuidado de voluntários e veterinários, como banho, comida e um lugar para dormir.

Fade to black.

Um voluntário o pega no colo e ao colocá-lo no chão, estamos em uma feira de adoção com outros cachorros de menor porte ao redor. Ainda na visão subjetiva, vemos o movimento da feira com os demais cachorros sendo adotados. Um homem se aproxima e pega um cão que aparenta ser o último da feira, a julgar pela diminuição dos latidos ao redor. A câmera assume a subjetiva desse outro cão adotado e o personagem é revelado como um cachorro de grande porte, mais velho e com olhar cabisbaixo.

Cartela 1: Breve apresentação de estatística sobre a baixa adoção de cachorros de médio e grande porte.
Cartela 2: Eles também merecem um recomeço feliz.

 

BRIEFING

CONTATOS:

www.atados.com/ong/salva-bicho

Responsável: Fabiane Rosa – Whatsapp (41) 99682-5900

fabiane.rosa@cmc.pr.gov.br

 

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Somos uma Associação Beneficente que atua na proteção animal, propondo e defendendo políticas públicas voltadas ao direito, à defesa, à proteção, ao bem-estar e saúde integral de animais. Hoje temos sob a nossa responsabilidade mais de 60 animais em lares temporários e hotéis esperando um novo lar.

Resgatamos sempre que possível e de acordo com a nossa capacidade, animais em situação de abandono. Encaminhamos para assistência veterinária os animais doentes, feridos, vítimas de crueldade, abuso e maus-tratos. Após o devido tratamento, esses animais são encaminhados para adoção definitiva ou lares temporários.

Promovemos campanhas de educação e conscientização, visando à formação de uma consciência de respeito ambiental na população. Também realizamos eventos que tenham por finalidade a angariação de fundos para sustento do Grupo em suas finalidades.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Resgate de animais em situação de abandono. Campanhas de educação e conscientização com vistas à formação de uma consciência de respeito ambiental na população.

ATIVIDADES A SEREM DIVULGADAS PELO COMERCIAL: Resgates e cuidados com os animais em situação de abandono.

QUAL A MENSAGEM QUE DESEJA TRANSMITIR: A importância da adoção e da guarda responsável. Animais não são descartáveis.

ONDE PRETENDE DIVULGAR O COMERCIAL: nas principais mídias (TV, Facebook, Youtube)

 

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA VOVÔ VITORINO

ROTEIRO

Autores: Victor Amorim, Ivane Cruz, Tiago Thewis, Frederico Paranhos

Exterior – Dia

Um mini documentário acompanha o dia do evento de trocas na instituição. A imagem é a tela de gravação da câmera, com informações de horário, data e bateria da câmera.

Interior – Dia

Pais e mães estão comprando pacotes de comida ( sugestões: embalagens transparentes de arroz, açúcar, macarrão). Na mão de uma delas que aguarda na fila, podemos ver de perto a embalagem, em um close bem fechado. Os pacotes de comida estão pela metade, e o que substitui a parte faltante, é o lixo ( sugestão de materiais complementares ao formato do alimento. Exemplos: na embalagem de macarrão tem canudos reciclados; na de arroz lacres de lata; um maço de alface é metade o alimento e a outra metade papel; um grande saco de biscoitos é metade biscoito e a outra metade latas amassadas,  etc.

Interior/Exterior – Dia

As pessoas estão saindo do local com os seus alimentos. A imagem fica levemente desfocada para a inserção da assinatura.

Lettering padrão de documentário: 1/2 ajuda é sua, ½ é deles. O lixo reciclado pela comunidade é transformado em alimentação para as famílias. Ajude a Vovô Vitorino. Saiba como em : site, rede social, telefone, ou outras mídias.

 

BRIEFING

www.vovovitorino.org.br

Responsável: Maria Julia – Whatsapp (41) 98455-1787

vovovitorino@yahoo.com.br

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO: A Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, é uma entidade filantrópica, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal com registro no CNAS.

Histórico da Entidade:

Quando famílias procuram este lugar para construir suas casas, foi uma empreitada de muitas lutas e conquistas.

Os pais precisavam se ausentar para trabalhar e as crianças ficavam umas cuidando das outras. Foi então que com seu jeito simples, Vitorino Xavier viu que estas crianças tinham que ser cuidadas, alimentadas e protegidas. Começou contando histórias, depois, alimentando-as acabou conquistando os pequenos e recebendo o carinhoso apelido de Vô Batuta como se tornou conhecido. Quando um acidente fatal o tirou de suas atividades tão generosas junto às crianças um sentimento de orfandade se espalhou entre os pequenos. A família do vovô Vitorino, comovida com a situação desolada das crianças, resolveu assumir o projeto junto aos moradores locais e fundou a Associação de Proteção á Infância Vovô Vitorino em 08/09/1994, como uma justa homenagem aquele homem simples que tinha um coração onde cabiam todas as crianças.

Nossa missão:

Atender crianças de 03 a 05 anos e adolescentes de 07 a 14 anos e seus familiares nos aspectos biopsicossociais e culturais promovendo e prevenindo-os para o futuro com ações educativas, em atenção primária valorizando-os enquanto pessoas e cidadão.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Atendimento a 45 crianças de 03 a 05 anos

Grupo de fortalecimento de vinculo crianças e adolescentes 7 a12 anos

Grupo da terceira idade 25 idosas

Projeto de preparação para o mercado de trabalho

Projeto Reciclar é viver projeto de educação ambiental

ATIVIDADES A SEREM DIVULGADAS PELO PROMOCIONAL: Projeto de Educação ambiental, itinerante atividades com crianças e adolescentes e famílias

QUAL A MENSAGEM QUE DESEJA TRANSMITIR: Conscientização, preservação do meio ambiente e autonomia para as famílias adquirir alimentos não perecíveis com os materiais reciclado transformando lixo em alimentação saudável.

ONDE PRETENDE DIVULGAR O PROMOCIONAL: Emissoras de TV e internet.

 

TETO BRASIL – PARANÁ

ROTEIRO

Autores: Tiago Campetti, Viktor Dopke, Amanda Barbosa, Francisco Sandmann

Imagem: Sequência de planos tomados de um modelo da residência emergencial executada pelo TETO, as tomadas não apresentam pessoas, apenas estruturas:

Plano 1. Estrutura dos pilotis, vigas e piso sem as paredes. Ao fundo apenas vegetação.

Áudio: Garantia de estabilidade.

Plano 2. Dois painéis de paredes já fixados no piso criando um canto interno da casa. Luz natural intensa indica que a casa ainda está inacabada.

Áudio: Certeza de segurança

Plano 3. Casa concluída e desocupada, chove e a água escorre pelo telhado.

Áudio: Garantia de abrigo

Plano 4. Plano interno de uma casa concluída, com uma janela aberta em primeiro plano, que possui a sua frente a face externa de outra casa do modelo da ONG.

Áudio: Conexões

Imagem: Conjunto de casas recém construídas ao lado de uma casa ainda não finalizada.

Um grupo de pessoas, moradores e voluntários entram no plano carregando um painel de parede e iniciam a fixação.

Áudio: Pensou que estávamos falando de casas?

Imagem: Pés de verduras são cuidadosamente plantados por moradores, crianças e adultos, apenas moradores.

Letreiro sobre plano 1: HORTA COMUNITÁRIA

Imagem: Homens, todos moradores, carregam em conjunto uma caixa d`água e a colocam sobre um sóculo de tijolos.

Letreiro sobre plano 2: CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Imagem: Crianças correm a frente de uma construção de Sede Comunitária enquanto duas mulheres saem de dentro dela conversando.

Letreiro sobre plano 3: SEDE COMUNITÁRIA

Imagem: Grupo de pessoas, todas moradoras, conversam ao redor de uma mesa, onde estão posicionados documentos da comunidade.

Letreiro sobre plano 4: MESA DE TRABALHO

Imagem: Plano com a comunidade vista de cima, pessoas ocupam as áreas externas entre casas, áreas de recreação.

Letreiro sobre plano 5: LOGO DO TETO BRASIL (informações pertinentes)

Áudio: Estamos falando de desenvolvimento comunitário.

 

BRIEFING

www.techo.org/brasil/informe-se/teto-brasil-no-parana

Responsável: Raphael Gonzaga – Whatsapp (48) 99624-5254

raphael.gonzaga@teto.org.br

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Organização social que atua nas favelas mais precárias da América Latina, trabalhando lado a lado com moradores pela garantia ao acesso de direitos sociais.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Levantamentos sócio-econômicos; Construção de Moradias de Emergência; FunTETO; Sede Comunitária; Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias.

ATIVIDADES A SEREM DIVULGADAS PELO COMERCIAL: Modelo de Trabalho.

QUAL A MENSAGEM QUE DESEJA TRANSMITIR: Apresentar o modelo de trabalho mostrando que a organização é mais do que construção de moradias, mas também projetos comunitários, sedes comunitárias e desenvolvimento da comunidade por meio do protagonismo dos moradores.

ONDE PRETENDE DIVULGAR O COMERCIAL: Redes sociais, televisão local, mobiliário urbano e ônibus.

Compartilhe:


Deixe seu comentário