O skin care coreano tem muitas etapas e usa produtos que não se vê muito por aqui
Depois de um longo reinado do contorno (técnica de maquiagem que usa diferentes produtos para criar um jogo de luz e sombra para realçar pontos positivos e disfarçar imperfeições), a tendência agora é uma make mais natural, com aquela cara de “acordei bonita”. Essa tendência pede uma pele saudável e bem cuidada, e é por isso que a rotina coreana tem feito tanto sucesso.
O que é?
São cerca de dez etapas diárias – algumas versões chegam a ter 14 – que incluem limpeza, hidratação, máscara de tratamento e muito mais. O processo é feito pela manhã e à noite, antes de dormir.
Cada passo tem um produto específico, o que pode assustar quem tem pele oleosa ou não está acostumado a passar muita coisa no rosto.
Além das etapas, os produtos são o diferencial da rotina. São cosméticos cheios de tecnologia, eficientes e ao mesmo tempo leves (características importantes, afinal são muitos itens que vão se sobrepondo na pele). Encontrar marcas coreanas pode ser uma tarefa árdua e nem sempre barata.
Como fazer?
Já que a rotina é pensada para a realidade coreana, adotá-la aqui no Brasil exige algumas adaptações. Mas a principal lição não depende do país: disciplina. Isso é o mais importante, dedicar alguns minutos diários, todos os dias, para cuidar de si.
Veja as etapas da rotina coreana adaptada à realidade brasileira:
1- Limpeza à base de óleo
Tirar a maquiagem antes de dormir é lei! Na rotina coreana, essa limpeza é feita com produtos à base de óleo, que vai limpar não só a maquiagem, mas também vestígios de protetor solar e oleosidade natural da pele. No Brasil, há demaquilantes bifásicos que dão conta do recado.
A limpeza à base de óleo é feita apenas à noite. Pela manhã, pode começar pela segunda etapa.
2- Limpeza à base de água
A segunda etapa de limpeza é feita com produtos à base d’água, para retirar os resquícios da primeira etapa e outras impurezas. Aqui se pode usar mousses, géis ou espumas de limpeza, ou água micelar, que é encontrada facilmente em farmácias e perfumarias.
3- Esfoliação
É uma limpeza mais profunda, retirando as células mortas. Essa etapa não deve ser feita diariamente para não agredir a pele, e sim duas ou três vezes na semana.
Os três passos de limpeza servem para preparar a pele para as etapas seguintes e garantir o melhor aproveitamento dos produtos.
4- Tonificação
O tônico é indicado principalmente para quem tem pele oleosa. Na hora de escolher o produto, fique de olho nos rótulos e fuja dos que tenham álcool na composição, pois ressecam a pele.
5- Essência
Essa etapa é considerada uma das mais importantes. A essência tem textura leve e bem concentrada, pensada para a pele coreana (geralmente oleosa). O problema é que achar por aqui é bem difícil.
A solução é usar um sérum (fluído com alta concentração de ativos) sem exagerar.
6- Tratamento
Aqui não há um produto específico, vai depender do que se quer da pele – mais hidratação, diminuir manchas, reduzir rugas ou combater acne, por exemplo. Para isso, se usa séruns e boosters (produtos de ação potente e imediata) de acordo com a necessidade de cada um.
7- Máscaras
As coreanas usam e abusam das máscaras de papel, que passam horas embebidas em sérum antes de ir para o rosto. É só abrir a embalagem, colocar sobre a pele, deixar agindo por cerca de 20 minutos e depois retirar o excesso que ficar no rosto.
Esse processo também não é diário. Recomenda-se que seja feito duas vezes por semana.
8- Creme para os olhos
A região dos olhos tem a pele ainda mais sensível que o resto do rosto. Uma boa hidratação, acompanhada de uma pequena massagem, promete diminuir olheiras e inchaços.
9- Hidratação
Creme, gel, espuma, são vários tipos de hidratante para experimentar e escolher o que se adapta melhor à sua pele. Essa etapa vai “selar” todas as outras e dar aquele aspecto saudável.
Essa é a última etapa da noite, a não ser que você queira ir além e usar também uma máscara noturna.
10- Protetor solar
De nada adianta limpar, tonificar, tratar e hidratar se não proteger. Além de evitar sinais de envelhecimento e manchas causados pelo sol, o protetor solar previne câncer de pele. Ou seja, não dá para não passar.
A rotina coreana promete uma pele radiante, mas é bem trabalhosa. Por isso, é importante aprender a gostar de se cuidar e curtir todo o processo.
Deixe seu comentário