Agenda de Eventos

Calendário


28/04/2018 à 29/04/2018, das 14h00 às 21h00

CURSO DE LIVE PERFORMANCE COM ABLETON LIVE POR GUSTAVO BRAVETTI

curso-gustavo-bravetti-aimec

A AIMEC está trazendo pela segunda vez ao Brasil, o uruguaio, músico, engenheiro, inventor e produtor musical Gustavo Bravetti para realizar um incrível curso de Live Performance.

  • 28 e 29 de abril – Centro Europeu AIMEC Curitiba-PR
  • A carga horária do curso será de 12 horas, distribuídos em 2 dias (sábado e domingo), com 6 horas por dia

Destaques:

  • Curso totalmente em português.
  • Curso com conceitos básicos, intermediários e avançados de produção musical e performance ao vivo.
  • Aluno inscrito no curso concorre a um software original cedido pela Arturia.
  • Certificado de conclusão do curso emitido pela AIMEC.

Requisitos para participar:

  • Conhecimentos médios no Ableton Live (ter feito algumas composições pelo menos basicas).
  • Conhecimentos básicos em MIDI.
  • Conhecimentos médios em processamento de áudio.

A. Introdução

  • Tipos de live performance e expectativas.
  • Perspectiva do Software vs perspectiva do Hardware, vantagens e desvantagens funcionais na hora de fazer uma live performance.
  • O conceito de abstração nos elementos musicais e nas mecânicas envolvidas.
  • Controladores de hardware e tipos de controle.
  • Auto-mapping vs manual mapping.

B. Analise e planificação no Session Viewer

  • Repasse do Session Viewer e das vantagens do sistema de sequenciado no linear.
  • Modelos para definir o Live Rig virtual no Session Viewer.
  • Percussão em patterns vs faixas multiplas/abstrações estruturais. Quanto controle é realmente necessário?

C. Desenvolvimento das estruturas

  • O controle da grade.
  • Cenas: Alem do básico, elementos fora da grade
  • A função Toggle e a técnica de controle vertical de elementos

D. Dinâmica e transições

  • Tipos e expectativas
  • Introdução aos Macros de Rack.
  • Abstração das modulações
  • A automação estática e o “Reload Automation” como efetiva ferramenta na improvisação.
  • Racks, Chains, e como trocar de elementos/efeitos de maneira remota ou automática.
  • A técnica de “masking” para gerar variações nos tracks em especial na percussão
  • A função “Follow Action” no controle estrutural.
  • Modulações desatendidas.
  • Modulações persistentes para transições orgânicas.

E. Executando sob controle

  • Introdução  aos dispositivos Pitch, Velocity, Scale, Chord.
  • A função “Split”, ou como multiplicar a capacidade do seu “Keyboard Controller”.
  • Programação de “Custom Scales” para optimizado de “Keyboard Controllers” e controladores alternativos
  • O “Arpeggiator” como ferramenta de improvisação

F. Fugindo da monotonia

  • Funções aleatórias na criação de elementos generativos.
  • Envelopes desconectadas.
  • Follow Actions e probabilidade.

G. Notas sobre compatibilidade

  • Compatibilidade harmônica.
  • Compatibilidade no groove.
  • Automação de tempo e figura.

H. Notas sobre áudio

  • Estratégias de sub mixing e compressão.
  • Masterização/finalização em tempo real e latência. Opções acessíveis de hardware e software
  • Monitoramento e pré-escuta

.I. Procesos na voz, vocoders, etc.

  • Otimização do caminho de sinal e dos controladores envolvidos.
  • Automação de presets
  • MIDI Side Chain, Audio Side Chain.
  • Estratégias para controle de feedback (microfonia).

J. Max For Live

  • Exemplos com uma seleção de dispositivos super úteis na hora de fazer live performance.
  • Mira Max e dispositivos móveis.

Para realizar a sua matricula e/ou receber um orçamento com o custo do curso faça sua pré-inscrição, preencha o formulário e entraremos em contato.

Se preferir entre em contato diretamente conosco pelo telefone: (41) 3233-6669 ou pessoalmente na Sede Batel do Centro Europeu: Rua Benjamin Lins, 999, Curitiba – PR.