Curso de Aperfeiçoamento


Serviço


Data de Início:

2018-03-17

Data de Término:

2018-03-17

Horário:

8h30 às 12h30 - sábado

Carga Horária:

4h

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Fazer o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, ainda é um desafio para os profissionais de recursos humanos e recrutadores, essa tarefa requer um conhecimento mínimo sobre este amplo universo das deficiências e suas particularidades. Os conhecimentos prévios precisam ser diferenciados, mas o processo de seleção precisa ser conduzido igual aos demais processos, sendo esse um dos pontos mais importantes nessa etapa inicial.

O Estatuto da pessoa com Deficiência é claro quando cita no Art.34, posicionando que a pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor.

É vedada restrições ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação e admissão.

Olhando para esse cenário, alguns movimentos precisam acontecer para que se possa fazer a efetiva inclusão desses profissionais. De um lado, atendendo a demanda da empresa e do outro a oportunidade em que se tem de fazer a verdadeira inclusão desses profissionais no mercado de trabalho e na sociedade.

OBJETIVO

Proporcionar aos participantes uma formação especializada das melhores práticas que compõe o processo de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, assim como tomar conhecimento, dos caminhos disponíveis e necessários para que se possa reconhecer e avaliar a potencialidade de cada pessoa.

PÚBLICO ALVO

  • Profissionais e estudantes de Recursos Humanos;
  • Psicólogos;
  • Recrutadores.

CONTEÚDO

Falando sobre Inclusão;
Conhecendo as Deficiências e suas particularidades: Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva, Deficiência Múltipla e Deficiência Visual;
Mapeamento dos Postos de Trabalho;
Divulgação de vagas para pessoas com deficiência;
O que fazer antes da entrevista?
Entrevistando a pessoa com deficiência;
Avaliação psicológica e dinâmica de grupo no processo de recrutamento e seleção da pessoa com deficiência;
Retorno do processo de recrutamento e seleção.

FACILITADORA:

Deisiane Nascimento Corrêa

Psicóloga, com mais de 11 anos de experiência em Recursos Humanos com foco em desenvolvimento de programas como: Inclusão de pessoas com deficiência, programas de estágio e jovem aprendiz.
Especialista em Psicologia Concepção Sistêmica e Gestão de Pessoas.
Coaching pela FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial.
Responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela gestão do programa AGREGAR, que foi agraciado com o prêmio da ARH SERRANA: DESTAQUES DO ANO EM RH 2015 – Programa inclusão social de pessoas com deficiência (Categoria Projetos).

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

PROGRAMAÇÃO: 17 de março de 2018
HORÁRIO DA AULA: 08h30 às 12h30
DIAS DA SEMANA: sábado
LOCAL: Sedes do Centro Europeu
• Carga Horária: 4 horas
• Certificado digital

clique aqui e saiba mais!