Curso de Especialização ARQUITETURA /ENGENHARIA


Serviço


Data de Início:

2017-03-25

Data de Término:

2017-03-26

Horário:

sábado: Das 9h15 às 12:30 e das 14h15 às 17:30h domingo: Das 9h15h às 12:30

Carga Horária:

12 horas / aula

CURSO DE ACESSIBILIDADE

CURSO DE ACESSIBILIDADE

No cenário mundial o Brasil é citado entre os países com os melhores arcabouços de leis e normatização sobre o tema da acessibilidade. O censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que 24,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população.

Porém a qualidade de sua legislação não traz a perfeita aplicabilidade e sensibilização do tema, ainda percebe-se a necessidade de mostrar a população de um modo geral que esse assunto é uma questão de cidadania, de respeito ao outro e de vida com dignidade para todos, muito mais do que apenas obediência a Leis escritas.

Todos já tiveram a oportunidade de entrar em contato com o termo Acessibilidade, porém muito se fala e pouco se explica. Muitas vezes passa-se a impressão de se tratar de um tema extremamente técnico e de difícil entendimento.

De forma simplificada pode-se dizer que a acessibilidade visa garantir a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos de um determinado ambiente por todo ser humano independente de suas diferenças antropométricas ou sensoriais. Deve-se assegurar a equiparação da mobilidade, superar as deficiências dos ambientes, dos mobiliários e dos sistemas de transporte, objetivando-se assegurar dignidade, segurança e autonomia aos usuários.

Segundo o conceito do Desenho Universal a concepção de espaços, artefatos e produtos devem atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. Ou seja: Projetar para Todos.

É dessa forma que se vê a importância dos profissionais ligados às áreas de projeto, planejamento, execução e fiscalização de obras estarem atualizados e conscientizados com relação ao tema, pois as principais frentes da acessibilidade sustentam que:
“Se um espaço não é acessível, ele sim deve ser considerado deficiente”.

 CONTEÚDO

  • Conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal;
  • Leis e Normas de Acessibilidade;
  • Ergonomia, Antropometria e Fisiologia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida;
  • Panorama das deficiências (tipos e representatividade)
  • Acessibilidade atitudinal
  • Estudos de casos
  • Vivência nas imediações do local do curso
  • Debate sobre as experiências retiradas da vivência e curso.

 PROFESSOR

Danielle Cenci, “Atua na arquitetura desde 1996. Fiscal multiplicadora de Acessibilidade do CREA-PR (2006-2012). Pioneira e coautora do Projeto FIA – Fiscalização Integrada em Acessibilidade do CREA-PR (2008). Participação nas visitas técnicas de acessibilidade em Uberlândia-MG e Brasília-DF, dando aporte técnico a equipe do CONADE-DF (2008). Responsável pela elaboração e apresentação de projetos de fiscalização, tais como: Fisc. em Aquecedores a Gás, Fisc. de Processos do IAP, Fisc. de Gerenciamento de Resíduos de Saúde nas Clínicas e Hospitais, Fisc. voltada ao Pacto-Global. Fiscalização de órgãos públicos e prefeituras, tais como: DER, IPPUC, INFRAERO, COMEC, COHAPAR, URBS, EMBRAPA, entre outros. Responsável pela averiguação de acessibilidade nos projetos da Arena, Rodoferroviária de Curitiba, Aeroporto Afonso Pena e outras obras realizadas para a COPA 2014 em Curitiba, a pedido do Ministério Público (2012). Trabalho voluntário no Programa de Ass. Técnica Gratuita em Campina Grande do Sul e Quatro Barras, atendendo população de baixa renda com projetos até 70m2 (2012-2013). Gerente Técnica da empresa italiana Dal Canal Impermeabilizações e Telhados Verdes (2013-2015); Professora Universitária na UNICESUMAR – Campus Curitiba, em quatro disciplinas para os cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Design de Interiores (2016); Proprietária da CENCI Arquitetura (desde 2002); Sócia Fundadora da empresa EFICIENTTE Soluções em Acessibilidade (2016);”

PROGRAMAÇÃO

  • 25/03 – sábado: Das 9h15 às 12:30 e das 14h15 às 17:30h
  • 26/03 – domingo: Das 9h15h às 12:30

Carga Horária: 12 horas / aula

Local: Sede Batel, Rua Benjamim Lins, 999, Batel, Curitiba-PR

clique aqui e reserve sua matrícula!