Curso de Aperfeiçoamento ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIO


Serviço


Data de Início:

2017-11-24

Data de Término:

2017-11-25

Horário:

- sexta-feira: das 19h15 às 22h30 - sábado: das 09h15 às 12h30 e das 14h15 às 17h30

Carga Horária:

12 horas / aula

ACESSIBILIDADE

No cenário mundial o Brasil é citado entre os países com os melhores arcabouços de leis e normatização sobre o tema da acessibilidade. O censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que 24,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população.
Porém a qualidade de sua legislação não traz a perfeita aplicabilidade e sensibilização do tema, ainda percebe-se a necessidade de mostrar a população de um modo geral que esse assunto é uma questão de cidadania, de respeito ao outro e de vida com dignidade para todos, muito mais do que apenas obediência a Leis escritas.
Todos já tiveram a oportunidade de entrar em contato com o termo Acessibilidade, porém muito se fala e pouco se explica. Muitas vezes passa-se a impressão de se tratar de um tema extremamente técnico e de difícil entendimento.
De forma simplificada pode-se dizer que a acessibilidade visa garantir a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos de um determinado ambiente por todo ser humano independente de suas diferenças antropométricas ou sensoriais. Deve-se assegurar a equiparação da mobilidade, superar as deficiências dos ambientes, dos mobiliários e dos sistemas de transporte, objetivando-se assegurar dignidade, segurança e autonomia aos usuários.
Segundo o conceito do Desenho Universal a concepção de espaços, artefatos e produtos devem atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. Ou seja: Projetar para Todos.
É dessa forma que se vê a importância dos profissionais ligados às áreas de projeto, planejamento, execução e fiscalização de obras estarem atualizados e conscientizados com relação ao tema, pois as principais frentes da acessibilidade sustentam que:
“Se um espaço não é acessível, ele sim deve ser considerado deficiente”.

CONTEÚDO

  • Conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal;
  • Leis e Normas de Acessibilidade;
  • Ergonomia, Antropometria e Fisiologia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida;
  • Panorama das deficiências (tipos e representatividade)
  • Acessibilidade atitudinal
  • Estudos de casos
  • Vivência nas imediações do local do curso
  • Debate sobre as experiências retiradas da vivência e curso.
 
Carga Horária: 12 horas / aula
Local: Sedes Centro Europeu, Batel, Curitiba-PR
 Vagas Limitadas ! Garanta a sua com a inscrição antecipada !