EMPREENDEDORISMO

Você sonha em ter seu próprio negócio? Quer abrir um restaurante? Ter seu próprio atelier? Ser um profissional criativo independente? Começar um negócio de casa mesmo? Transformar seu plano B em plano A?

O empreendedorismo é uma tendência do mercado de trabalho e cresce cada vez mais no Brasil, porém pesquisas revelam que 27% dos novos negócios fecham no primeiro ano e 56% não completam 5 anos de existência. A falta de planejamento e capacitação são os principais motivos.

Mas essa realidade pode ser muito diferente quando se começa certo e está preparado para uma grande oportunidade. No curso de Empreendedorismo do Centro Europeu, em apenas 4 meses, você conhecerá as ferramentas necessárias para consolidar sua ideia e estruturar um plano de negócios com toda a visão necessária para obter sucesso no seu empreendimento.

“Empreendedores são aqueles que tem como sua principal motivação a busca por realização e êxito.”

A Agência de Cooperação Técnica – Alemanha – GTZ – Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit, criou o método CEFE utilizado no curso de Empreendedorismo e Inovação.

Algumas pessoas acreditavam que se nasce empreendedor ou não teria chance alguma de ter sucesso nos negócios. Essa tese caiu por terra após uma pesquisa séria realizada pelo pesquisador americano da Universidade de Havard. O Dr. David McClelland descobriu comportamentos e características dos Empreendedores de sucesso. A partir desta descoberta foi a criada a metodologia CEFE. A CEFE foi criado pela GTZ – Sociedade Alemã de Cooperação Técnica – e baseou-se em resultados de várias pesquisas entre elas as da Universidade de Havard (EUA) sobre o comportamento empreendedor dos indivíduos na qual concluiu que empresários bem sucedidos são aqueles que possuem como motivação principal a busca da realização e êxito e que neste sentido desenvolvem comportamentos que os levam ao sucesso.

A metodologia CEFE baseia-se na ideia de que o número de qualidades pessoais pode ser ampliado através do desenvolvimento das qualidades empreendedoras do indivíduo, diminuindo o grau de incerteza inerente ao cotidiano empresarial. Nesse sentido, os empreendedores podem aumentar a capacidade de reagir estrategicamente a qualquer situação dada, levando em conta sua própria experiência pessoal.

Com base na Action Learning – Aprendizagem por Ação – APA, são simuladas e dramatizadas diferentes situações do dia a dia do empreendedor, nas quais este aprende como resolver problemas, vivenciando seus comportamentos diante de metas estabelecidas e internalizando a experiência vivida.

A metodologia se baseia no CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL incluindo as etapas de AGIR, VIVENCIAR e PROCESSAR, para poder internalizar e generalizar a experiência vivida. O processamento das experiências vividas em simulações é um dos pilares importantes da metodologia, porque os facilitadores não impõem conhecimentos já elaborados, ao contrário, levam os participantes a tirarem por si mesmos, o essencial das diferentes atividades para aplicarem à sua própria realidade.

 

clique aqui e reserve sua matrícula!