ESPECIALIZAÇÃO EM DESIGN – SOLUÇÕES DE IMPACTO PARA O FUTURO

Conteúdo

INTRODUÇÃO AO DESIGN DE PRODUTO

  • Introdução ao conceito de Design.
  • Quebra de paradigmas e pré-conceitos.
  • Definição da etimologia da palavra Design, seus significados e desdobramentos. Ênfase na reflexão de que “a forma segue o Propósito” e apresentação de casos reais.
  • Reconhecimento sobre impactos que uma criação pode causar (positiva e negativamente) e conscientização das responsabilidades e oportunidades que uma pessoa tem ao criar produtos de Design para com o indivíduo, sociedade e planeta.

HISTÓRIA DO DESIGN

  • A disciplina de História do Design tem por finalidade principal a investigação de movimentos e ícones relativos à estética e à história do Design, salientando o estudo da produção em suas diferentes configurações em contextos históricos específicos.

ANTROPOLOGIA

  • Estudo aprofundado do ser humano. Investigação das culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Comportamento social, linguagens e relação do homem com o objeto. Relação de características das pessoas e objetos, ancestrais e atuais.

PSICOLOGIA NO DESIGN

  • Fundamentos da psicologia cognitiva comportamental para compreensão mais aprofundada da mente e comportamentos humanos em diferentes estágios da vida. Níveis consciente e inconsciente. Relação do usuário e o objeto. Os artefatos como meio de expressão das emoções. Relação e diferenciação de necessidades e desejos.

NARRATIVA

  • Técnicas de narrativa para potencializar o discurso conceitual e comercial de uma criação. Referências na área publicitária, cinematográfica e similares.

SEMIÓTICA

  • Estudos sobre linguagem visual, inconsciente coletivo, arquétipos e símbolos. Representação simbólica de conceitos, a fim de transmitir com clareza a mensagem contida no produto/artefato e despertar de maneira efetiva reações conscientes e inconscientes nas pessoas. Compreensão de processos perceptivos do homem e a influência da cultura sobre a percepção de símbolos. Diferenças entre símbolo, signo, alegoria e metáfora.

METODOLOGIA DE PROJETO

  • Métodos de criação, técnicas de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Compartilhar com os alunos alguns dos métodos tradicionais e mais usados para que eles possam compreender a lógica por trás do processo criativo e desenvolver o seu próprio com o tempo. Foco em atributos intangíveis como símbolos e conceituação.

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO

  • Compartilhar diferentes técnicas de representação projetual e apresentar ao aluno os conceitos básicos do desenho técnico de objetos, capacitando-o para a elaboração de projetos de design de produto. As aulas contemplam noções de desenho (linha, traço, escala, unidade, cota), vistas ortogonais e perspectiva com dois pontos de fuga.
  • Aulas teóricas e práticas, com execução de exercícios de representação gráfica de objetos e ambientes.

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN

  • Introdução aos requisitos do desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis, com especialista no assunto. Compartilhar um panorama de soluções e pesquisas já existentes e investigar possibilidades de relação entre elas e possibilidades de novos projetos. Estimular novas maneiras de projetar através de uma abordagem eco-pluralística. Desenvolver a compreensão sobre o conceito do projeto sustentável e sua interface social.

ASPECTOS JURÍDICOS DA PROFISSÃO

  • Conhecimento sobre a legislação e normas vigentes relacionadas à prática e à ética do design.
  • Informações das principais questões sobre propriedade intelectual (direito autoral e propriedade industrial), a Lei de Patentes e de registro de desenho Industrial, os passos do processamento técnico e administrativo do pedido de registro.
  • Contratos (de prestação de serviços, de trabalho, de cessão de direitos entre outros).
  • Direitos e deveres e as diversas implicações e consequências jurídicas na atuação profissional.

MATERIAIS E PROCESSOS

  • Métodos e processos de fabricação, materiais tradicionais e tecnológicos: suas características, custos aproximados e técnicas de redução de custo. Ampliação do conhecimento sobre restrições e recomendações de cada processo, para que o aluno possa desenvolver produtos de forma eficaz e otimizada.

MODELOS DE NEGÓCIO

  • Palestras Panorama de realidades e oportunidades do Design no Brasil hoje. Modelos de negócio utilizados por empresas de design de produto, com exemplos de cases reais. Visão de futuro, baseado em estudos realizados por órgãos sérios.

PROTOTIPAGEM

  • Tem como objetivo aprimorar habilidades técnicas e criativas a fim de desenvolver modelos para estudos volumétricos e testes funcionais. O aluno aprenderá a materializar o produto, até então virtual, através de técnicas manuais, impressão 3D, entre outros processos de prototipagem rápida e seus materiais – como isopor, papelão, entre outros.

AULAS ESPECIAIS

Proporcionar ao aluno a experimentação da rotina de um escritório de design.

 

* Conteúdo Programático de referência, sujeito a atualização a qualquer momento.

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