DESIGN DE INTERIORES

Conteúdo

A profissão do Designer de Interiores

  • Primeiro contato do aluno com o profissional de design, visando retratar a rotina, os desafios, as formas de trabalho e remuneração, bem como tratar sobre as oportunidades de mercado e esclarecer eventuais dúvidas e curiosidades.

Representação Gráfica de Projetos

  • Apresentar ao aluno os conceitos básicos do desenho técnico de objetos e ambientes, capacitando-o para a elaboração de projetos de design de interiores.
  • As aulas contemplam noções de desenho (linha, traço, escala, unidade, cota) e vistas ortogonais.
  • Aulas teóricas e práticas, com execução de exercícios de representação gráfica de objetos e ambientes.

Materiais de Acabamento e Revestimentos

  • Aplicações, tipos e características de materiais, tecnologias de revestimento e acabamento em geral para paredes, forros, coberturas, pisos e móveis.
  • Tendências do mercado.
  • Especificação técnica.
  • Composição entre materiais, padronagens e cores.

Desenho Digital – SketchUp

  • Introdução ao desenho digital para design de móveis e interiores, através do programa SketchUp. Criação de projeto e perspectiva nos moldes comerciais. Ferramentas básicas de criação e edição de imagens. Utilização de bibliotecas 3D. Impressão.

Ilustração

  • Método de Perspectiva.
  • Desenvolvimento de técnicas de acabamento de desenho, como pintura com lápis aquarelável, giz pastel, nanquim, marker, lápis dermatográfico, limpa tipos e outros materiais para o desenvolvimento de um acabamento renderizado. Apanhado geral por técnicas de desenho e pintura, tais como: tecidos, madeiras, metal, pedras naturais, papel de parede, vidros, espelhos e afins. Complementando e refinando o desenho de perspectiva.

Design de Móveis

  • Tem como objetivo destacar questões relacionadas à função e à qualidade dos espaços e a sua relação com o mobiliário, despertando no aluno a capacidade de solucionar eventuais problemas e carências de forma criativa.
  • Desenvolvimento de projeto de móvel e seu detalhamento.
  • Conceitos básicos de ergonomia, antropometria e conforto ambiental.
  • Noções de circulação e dimensionamento de mobiliário.

Coolhunting: pesquisa e análise de tendências

  • Tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a utilização desta nova ferramenta de marketing e pesquisa, o coolhunting.
  • Inspirar os alunos a inovar e capitalizar sobre novas idéias dentro de seu universo profissional.
  • Demonstrar as principais macrotendências globais e locais de consumo e da compreensão de valores culturais contemporâneos, desenvolvendo uma visão ampliada sobre as forças que regem o mercado atual.
  • Fortalecer e aumentar a possibilidade de transformar essas mudanças culturais em produtos ou oportunidades de negócios.

Design de interior residencial

  • Tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas e criativas no aluno a fim de desenvolver um projeto de ambiente residencial que contemple mobiliário, acabamentos, revestimentos e iluminação.
  • Princípios ordenadores do espaço – função e estética.
  • Princípios de composição.
  • Conceitos de ordem e proporção.
  • Estudo do espaço residencial: social, privativo, de trabalho, de ligação e de lazer.
  • Estudo das tecnologias e do conforto ambiental.
  • Cor – uso e aplicação.
  • Metodologia de desenvolvimento do projeto de interiores.
  • Análise das tendências de decoração.
  • Medidas e circulações.

Decoração

  • O impacto provocado pelos objetos, ornamentos e seus detalhes na decoração de um ambiente.
  • Critérios de composição e reações esperadas em seus usuários
  • Estudos de caso de ambientes e aprofundamento de temas como: quadros, cortinas, persianas, iluminação, tapetes, objetos, acabamento de parede, detalhes de gesso, entre outros.

Marketing pessoal e qualidade no atendimento

  • Busca elaborar um plano de marketing pessoal baseado no fortalecimento da Carreira e Imagem Pessoal, com 5 etapas teóricas e uma prática.
  • Gravação de um vídeo omde o aluno vende seu negócio e a si mesmo, como forma de mensurar a qualidade do seu atendimento e venda pessoal, com orientação dos professores.

Inovação, Design e Mercado

  • Tem como objetivo trazer informações atualizadas sobre lançamento de materiais, exposições / feiras e eventos do setor para interpretação e avaliação global da “tendência de mercado”, auxiliando os profissionais em suas especificações de projetos em cores, acabamentos, texturas e formas de aplicação, bem como composição com outros elementos do design.

Gestão de Obras

  • Introdução à gestão de obras, utilizando-se de ferramentas como planilhas de previsão financeira, controles básicos, orçamentos, práticas de mercado e avaliação.

Iluminação

  • Apresentar as bases teóricas para o entendimento da luz como elemento de projeto que define e modifica os elementos do espaço arquitetônico.
  • Abordar os critérios e recomendações para o desenvolvimento de projetos de iluminação residencial e comercial a partir das necessidades humanas e do projeto de design de interiores.

Escritório Modelo

  • Tem como objetivo aprimorar habilidades técnicas e criativas a fim de desenvolver, individualmente e em grupo, vários projetos de ambientes comercial/institucional.
  • Abordagem de conceitos, funções, mobiliários e equipamentos.
  • Medidas e circulações.
  • Elaboração de projeto executivo.
  • Estudo do conforto ambiental, ergonomia e acessibilidade.

Aspectos Jurídicos da Profissão

  • O módulo consistirá na explanação, enquadramento e solução dos principais aspectos jurídicos que circundam a profissão de design de interiores.

Aulas especiais

  • Proporcionar ao aluno a experimentação da rotina de um escritório de design.
  • Palestras e visitas.
clique aqui e reserve sua vaga!

Professores