Cursos de ProfissõesARTES VISUAIS


Serviço


Escolaridade Mínima:

Ensino Médio Completo

Duração:

1 ano letivo (Curitiba)

Horários de Aula:

  • Tarde - das 14h às 17h15
  • Noite - das 19h15 às 22h30

Dias de Aula:

2ª e 4ª feira

Meses de início dos cursos:

  • Março e Agosto

Carga Horária:

276 horas/aula

Unidades:

Batel

Conheça os professores:





ARTES VISUAIS

O curso de Artes Visuais do Centro Europeu oferece ao aluno a oportunidade de ampliar a compreensão de conceitos e movimentos artísticos, a experimentação de variadas formas de expressão visual, bem como a sua formação histórica.

Visa estimular o aluno através de formas contemporâneas de produção artística e a desenvolver sua visão crítica, por meio da análise e da discussão de trabalhos em sala de aula com orientação de profissionais qualificados e informações atualizadas sobre as artes visuais.

CAPACITAÇÃO

Contribui para a criação de repertório criativo no setor das Artes e nas diversas áreas do estudo estético, tais como fotografia, arquitetura, design. O conhecimento adquirido propicia ao aluno o desenvolvimento de projetos pessoais em escultura, pintura, desenho ou em outra linguagem estudada durante o curso. O Conteúdo abordado é um diferencial multidisciplinar para os profissionais de todas as áreas que buscam inspiração e a atualização do processo criativo.

DIFERENCIAIS
  • Professores preparados para oferecer informações atuais, fazendo com que o aluno se sinta inserido no contexto do mercado da arte regional, nacional e internacional;
  • Ao final do curso será realizada uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. O aluno acompanhará o processo da montagem de uma mostra, a partir da escolha de um tema e da seleção dos trabalhos até o resultado final.

CONTEÚDO ACADÊMICO

  • História da Arte
  • Fundamentos da Linguagem Visual
  • Projeto Final
  • Processos Criativos
  • Desenho 1- Técnicas Basicas
  • Desenho 2 –  Observação e aquarela
  • Os limites do desenho e da pintura
  • Pintura, Corpo e Mente
  • Expressão da Forma e Volume em Cerâmica
  • Foto Arte
  • Arte de Rua
  • Poéticas visuais
  • Projetos Culturais e Editais
  • Montagem de exposição
  • Galerias e Mercado de Arte
  • Palestra com artistas convidados

HISTÓRIA DA ARTE

Panorama da evolução das artes visuais da humanidade,  com ênfase no século XX e História da Arte Contemporânea.

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Conceituação da linguagem visual,  através do conhecimento dos elementos visuais com a teoria da composição e da leitura de imagem. Estudo, análise e exploração dos elementos básicos como a linha, a textura, a forma, o volume, a luz, a sombra e a composição.

PROCESSOS CRIATIVOS

Entender e desenvolver o processo criativo através do olhar em construção: alteração nos modos de percepção. Com exercícios práticos abordando desde o percurso de construção ao objeto final.

DESENHO 1 – TÉCNICAS BÁSICAS

Composição, traços, escala. Utilização de materiais e técnicas de desenho e de representação gráfica. Figura Humana.

DESENHO 2 – OBSERVAÇÃO E AQUARELA

Desenho de observação e de memória. Percepção das formas. Técnicas de aquarela. Prática de representação de cidade, paisagem, dia-a-dia, acontecimentos.

OS LIMITES DO DESENHO E DA PINTURA

Experimentos diversificados a partir de processos e técnicas específicas. O desenho experimental e livre como linguagem visual e investigação de materiais. A forma e o plano no desenho e na pintura.

PINTURA, CORPO E MENTE

Conhecimento de técnicas, materiais, suportes, composição e relações cromáticas. Exercícios para incentivar a criatividade e a capacidade de expressão, reestabelecendo uma nova relação entre o pensamento e o gesto, através da pintura.

EXPRESSÃO DA FORMA E VOLUME EM CERÂMICA

Experimentos processuais da prática artística no campo tridimensional, através do uso das técnicas de cerâmica,  abordando os diversos processos da escultura (acordelamento, placa e modelagem, processo de secagem, acabamentos e esmaltação das peças).

FOTO ARTE

A fotografia, suas formas de representação, seja real ou imaginária, e  sua subjetividade na arte contemporânea.  A utilização de técnicas alternativas como elemento expressivo, que vão além do momento do click, permitindo transformações estéticas na pré-produção, produção ou pós-produção da imagem.

ARTE DE RUA

Experimentar o processo artístico de criação e elaboração de uma interferência urbana; desenvolver a percepção visual, direcionada pelo ato criativo; Estimular o fazer artístico, partindo da linguagem plástica; Desenvolver qualidades como a observação,  a sensibilidade, a percepção, a criatividade, a iniciativa e o trabalho em equipe. Estimular o pensamento abstrato e crítico,  perceber a cidade e criar um trabalho que dialogue com o espaço urbano.

POÉTICAS VISUAIS

Proporcionar e incentivar a produção artística através da reflexão sobre os processos criativos de cada participante. Debate sobre artes visuais, instituições, exposições, curadoria e a orientação para inserção profissional em certames artísticos.

PROJETOS CULTURAIS E EDITAIS

Apresentação de diferentes editais e projetos culturais. Formulação de projetos para concursos e salões de artes.

MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO

Processo de montagem de uma mostra de artes.  Escolhas fundamentais (edição, luz, tamanho em relação ao local). Acompanhamento da exposição final dos alunos.

GALERIAS E MERCADO DE ARTE

Relação entre galeria e artista. Valoração da obra de arte. Noções do mercado de artes.

PROJETO FINAL

Orientação para o desenvolvimento de trabalho autoral do aluno através das técnicas apresentadas em aula, para exposição final do curso.