Cursos de ProfissõesARTES VISUAIS


Serviço


Escolaridade Mínima:

Ensino Médio Completo

Duração:

1 semestre letivo (Curitiba)

Horários de Aula:

  • Tarde - das 14h às 17h15

Dias de Aula:

2ª e 4ª feira

Carga Horária:

160 horas/aula

Unidades:

Batel





ARTES VISUAIS

O curso de Artes Visuais do Centro Europeu oferece ao aluno a oportunidade de ampliar a compreensão de conceitos e movimentos artísticos, a experimentação de variadas formas de expressão visual, bem como a sua formação histórica.

Visa estimular o aluno através de formas contemporâneas de produção artística e a desenvolver sua visão crítica, por meio da análise e da discussão de trabalhos em sala de aula com orientação de profissionais qualificados e informações atualizadas sobre as artes visuais.

CAPACITAÇÃO

Contribui para a criação de repertório criativo no setor das Artes e nas diversas áreas do estudo estético, tais como fotografia, arquitetura, design. O conhecimento adquirido propicia ao aluno o desenvolvimento de projetos pessoais em escultura, pintura, desenho ou em outra linguagem estudada durante o curso. O Conteúdo abordado é um diferencial multidisciplinar para os profissionais de todas as áreas que buscam inspiração e a atualização do processo criativo.

DIFERENCIAIS

– Professores preparados para oferecer informações atuais, fazendo com que o aluno se sinta inserido no contexto do mercado da arte regional, nacional e internacional.

– Ao final do curso será realizada uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. O aluno acompanhará o processo da montagem de uma mostra, a partir da escolha de um tema e da seleção dos trabalhos até o resultado final.

CONTEÚDO ACADÊMICO

História da Arte – 12h/a – Benedito Costa Neto

Fundamentos da Linguagem Visual – 16h/a – Tania Buchmann

Projeto Final – 8 h/a – Charly Techio e Tânia Buchmann

Processos Criativos – 24 h/a – Washington Silveira

Desenho de Observação  – 20 h/a – Fabiano Vianna

Pintura, Corpo e Mente – 20 h/a – Andre Mendes

Expressão da Forma e Volume em Cerâmica – 20 h/a – Glauco Menta

Fotografia Artística – 12 h/a – Charly Techio

Arte de Rua  – 20 h/a – Olho Wodsinski

Projetos Culturais e Editais – 4 h/a –  professor convidado

Galerias e Mercado de Arte – 4 h/a – Zilda Fraletti (galerista)

HISTÓRIA DA ARTE

Panorama da evolução das artes visuais da humanidade,  com ênfase no século XX.

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Conceituação da linguagem visual,  através do conhecimento dos elementos visuais com a teoria da composição e da leitura de imagem. Estudo, análise e exploração dos elementos básicos como,  a linha, a textura, a forma, o volume, a luz, a sombra e a composição.

PROCESSOS CRIATIVOS

Entender e desenvolver o processo criativo através do olhar em construção: alteração nos modos de percepção. Com exercícios práticos abordando desde o percurso de construção ao objeto final.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Composição, traços, escala, desenho de observação e de memória. Percepção das formas. Utilização de materiais e técnicas de desenho e de representação gráfica. Prática de representação de cidade, paisagem, dia-a-dia, acontecimentos.

PINTURA, CORPO E MENTE

Introdução ao conhecimento de técnicas, materiais, suportes, composição e relações cromáticas. Exercícios para incentivar a criatividade e a capacidade de expressão, reestabelecendo uma nova relação entre o pensamento e o gesto, através da pintura.

EXPRESSÃO DA FORMA E VOLUME  EM CERÂMICA

Experimentos processuais da prática artística no campo tridimensional, através do uso das técnicas de cerâmica,  abordando os diversos processos da escultura (acordelamento, placa e modelagem, processo de secagem, acabamentos e esmaltação das peças).

 FOTOGRAFIA ARTÍSTICA

A fotografia, suas formas de representação, seja real ou imaginária, e  sua subjetividade na arte contemporânea.  A utilização de técnicas alternativas como elemento expressivo, que vão além do momento do click, permitindo transformações estéticas na pré-produção, produção ou pós-produção da imagem.

ARTE DE RUA

Experimentar o processo artístico de criação e elaboração de uma interferência urbana; desenvolver a percepção visual, direcionada pelo ato criativo; Estimular o fazer artístico, partindo da linguagem plástica; Desenvolver qualidades como a observação,  a sensibilidade, a percepção, a criatividade, a iniciativa e o trabalho em equipe. Estimular o pensamento abstrato e crítico,  perceber a cidade e criar um trabalho que dialogue com o espaço urbano.

PROJETOS CULTURAIS E EDITAIS

Apresentação de diferentes editais e projetos culturais. Formulação de projetos para concursos e salões de artes.

GALERIAS E MERCADO DE ARTE

Relação entre galeria e artista. Valoração da obra de arte. Noções do mercado de artes.

PROJETO FINAL

Orientação para o desenvolvimento de trabalho autoral do aluno através das técnicas apresentadas em aula,  para exposição final do curso.