Idiomas

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
imagem-noite-mexicana
22 de maio de 2018

Riqueza cultural dos mexicanos fascina turistas do mundo todo


A cultura mexicana, de origem milenar, é muito rica e diversa, fruto da influência de vários povos, como os pré-colombianos, maias, astecas, e, posteriormente, dos espanhóis, que colonizaram aquele país e também trouxeram suas tradições.

O México é o país latino-americano que mais recebe turistas do mundo todo, que podem sentir e vivenciar o multiculturalismo desse lugar inusitado e incrível! Você sabia que, no México, o Dia dos Finados (Día de Muertos) é comemorado com muitas festas? As celebrações começam em 31 de outubro e terminam, em tese, na noite do dia 2 de Novembro, embora pode se esticar até meados dos dias 3 e 4.

day-of-the-dead-2229334_1920Para os mexicanos a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. Eles acreditam que, quando morrem, as pessoas vão para um lugar melhor e que, no Día de Muertos, têm a permissão para voltar para o universo dos vivos e reencontrar os entes queridos. Por isso, quem ainda está do lado de cá, celebra essa data com muito carinho.egundo manda a tradição mexicana, os rituais começam no dia 30 de outubro e incluem acender uma vela preta, que simboliza todas as almas. Do meio-dia de 31 de outubro ao meio-dia de 01 de novembro, os “angelitos”, que são as almas das crianças, são homenageados com velas brancas. Do meio dia de 01 de novembro ao meio-dia de 02 de novembro os mexicanos celebram a visita dos espíritos de jovens e adultos e acendem velas de todas as cores. Eles também costumam se reunir no cemitério e fazer uma ceia, porque acreditam que, naquele momento, toda a família está reunida novamente.

offering-2912302_1920

A animação da Disney “Coco” retrata as celebrações do Día de Muertos. O filme conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso. No entanto, ele não recebe apoio da família, que “joga um balde de água fria” em seus sonhos. Determinado, Miguel consegue virar o jogo, desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Día de Muertos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

Identidade mexicana

O idioma oficial falado no México, com quase um terço de falantes nativos, é o espanhol –  segunda língua mais utilizada no mundo todo. A variante do espanhol do México é considerada fácil de entender e aprender, porque a língua é falada de forma mais lenta e articulada, com mais clareza em relação ao resto do mundo que adota o idioma.

No entanto, 6% da população  ainda incorpora linguagens de origem indígena. Além do espanhol, você ouve no México um total de 62 línguas nacionais que são reconhecidas. O náuatle (dialeto asteco) é o mais comum.

mexico-840550_1920

As canções populares mexicanas são um capítulo à parte. Você já ouvir falar sobre “los mariachi”? A palavra designa um gênero musical popular do México e é também o nome dado aos grupos musicais que interpretam e fazem espetáculos – uma espécie de serenata de amor.

Reza a lenda que o ritmo originou- se no estado de Jalisco, em uma vila rural, perto de Guadalajara. O gênero mistura ritmos europeus, indígenas e africanos e se disseminou entre os lavradores. As músicas eram compostas, incialmente, em pequenos vilarejos, em igrejas e festas familiares. Após a ditadura Porfírio Diaz, o gênero chegou as grandes cidades e se popularizou.

imagem-noite-mexicana

Os grupos são compostos  de mais ou menos cinco integrantes,  que tocam o ritmo. Se você vai ao México provavelmente verá um grupo tocando. Esse tipo de música está presente em todo tipo de comemoração: aniversários, casamentos, batizado, serenatas e até funerais. É obvio que nem só de mariachi vivem os mexicanos, mas esse é  um ritmo que faz parte da vida deles, assim como samba está presente no cotidiano dos brasileiros.

Você quer conhecer todas essas peculiaridades da cultura mexicana? O Centro Europeu promove, no próximo dia 25 de maio, uma noite mexicana. Os professores vão comandar um bate papo descontraído sobre todas essas tradições que tornam o México um país encantador, que fascina visitantes do mundo todo. A culinária mexicana também será uma das atrações do evento. Imperdível!

Compartilhe:


Deixe seu comentário