Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
imagem-carreira-e-maternidade
3 de novembro de 2017

Como conciliar carreira e maternidade de forma equilibrada?


Mulheres estão cada vez mais independentes e não abrem mão de suas ambições pessoais; disciplina e organização são a chave para desempenhar o papel de mãe e ser uma profissional bem sucedida

O ingresso das mulheres no mercado de trabalho está relacionado a um fato histórico recente: a Segunda Guerra Mundial. Com a ausência dos cônjuges durante as batalhas e até com a morte de muitos deles nos combates, as mulheres foram estimuladas, por necessidade, a desenvolver competências fora do lar e a conciliar o cuidado com a família e as atividades remuneradas, afim de prover o sustento da prole.
De lá para cá, muita coisa mudou. As mulheres foram “emancipadas” no âmbito profissional e hoje investem na carreira por gosto e vocação, e não apenas para a obtenção de renda. Apesar disso, o espírito maternal continua aflorado na maioria delas, que opta por viver a experiência de ser mãe e profissional bem sucedida, ao mesmo tempo.
Sim, é possível conciliar a carreira e a maternidade. Basta ter uma boa dose de boa vontade e dedicação, como relata a professora do Centro Europeu, Débora Saldanha. Ela é mãe de Isadora, de oito anos, e trabalha fora desde que a filha tinha seis meses. Quando a menina completou três anos, a professora começou a trabalhar em sistema home office. “Trabalho com a Isadora em casa em metade do dia e na outra ela vai para a escola. Como autônoma, consigo conciliar melhor as duas tarefas”, conta.
Atualmente, Débora ainda ministra palestras à noite e, para ela, o segredo para quem é uma profissional bem ativa e ainda quer desempenhar o papel de mãe, são três atributos: organização, disciplina e manter o propósito de cuidar bem dos filhos sem deixar de fazer o que gosta. “As mulheres estão cada vez mais independentes e buscando os seus sonhos. Hoje, elas transformam até os hobbys em negócios. Aquelas que têm habilidades em organizar as bagunças em casa, por exemplo, investem na prestação de serviços como personal organizer”, diz Débora.
Oportunidade
E para as mamães e futuras mamães que porventura querem mudar de área para conciliar a rotina profissional com a maternidade, iniciar uma carreira ou até mesmo abrir um negócio, o Centro Europeu oferece opções em diversas áreas como Fotografia, Gastronomia, Idiomas, Cinema, Comércio Exterior, Gestão e Consultoria de Imagem, Hotelaria e Design Mais Eventos, Gestão de Empresas, Etiqueta e Comportamento Corporativo, Turismo, Decoração de Ambientes, Design de Interiores, Make up Design, Deisgn de Moda, Marketing de Conteúdo, Universo das Startups e Empreendedorismo.

Legenda: Grande parte das mulheres consegue administrar a dedicação à família e as atividades profissionais

Compartilhe:


Deixe seu comentário