Tecnologia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
gbg
20 de abril de 2017

Com sede no Centro Europeu de Curitiba, iniciativa da Google fomenta inovação


Até o fim do ano, mais de 150 eventos abertos ao público estão previstos pelo Google Business Group

De tanto habitar o plano das ideias, o insight já ganhou o caráter de sonho e parece cada vez mais distante da realidade. Para ser concretizado, talvez ele precise, justamente, ser conhecido por outras pessoas, com concepções similares ou destoantes. Para incentivar empreendedores a implementar inovações tecnológicas nos negócios, foi criado o Google Business Group (GBG), que se sustenta em três pilares: informar, conectar e inspirar. Hoje, ele conta com a participação de mais de 80 cidades ao redor do mundo.

Viabilizada em 2012 pela polonesa Ola Krainski dentro da Google, o GBG inspirou um voluntário a levar a iniciativa a Curitiba no mesmo ano. Em paralelo à chegada da nova proposta, um nome atraiu a atenção da Google e, a convite da empresa, Erica Marques assumiu o posto de co-fundadora do grupo recém-criado. Na época, ela consolidava a carreira como palestrante de inovação, tecnologia e empreendedorismo. “Não sabemos se foi o envolvimento curitibano, a originalidade para a época ou o próprio carisma da Erica, mas o fato é que o GBG Curitiba marcou recorde de engajamento e rapidamente ascendeu entre os dez grupos de negócios Google mais ativos do mundo”, salienta o co-manager do GBG Curitiba, Pablo Esquivel.

Desde então, a capital paranaense vem sendo considerada modelo internacional pelos cases apresentados, pela qualidade de eventos e pelo entusiasmo que toma conta dos participantes. “Em 2016, fomos o primeiro no mundo com o curso de Growth Hacking, que inspira técnicas inovadoras para o Vale de Silício a fim de alavancar negócios. Nos apropriamos desse pioneirismo e do novo material da Google para criar, este ano, um modelo de curso que é referência no Brasil e no mundo”, relaciona Pablo.

Embora pareça distante, essa realidade está ao alcance de todos aqueles que almejam participar e, por isso, ter interesse é o único pré-requisito. Aos curitibanos, o acesso é ainda mais facilitado, já que o Centro Europeu de Curitiba hospeda a iniciativa. “Realizamos eventos gratuitos periódicos e esporádicos em várias instituições da cidade, de espaços de coworking a associações e universidades. No Centro Europeu, promovemos encontros todas as terças e sextas-feiras”, enumera o co-manager.

Estar fora de Curitiba, contudo, não é pretexto para deixar de desfrutar das possibilidades do GBG. Todas as quintas-feiras, às 11h, é realizado o Innovation Talk, um bate-papo ao vivo sobre inovação e empreendedorismo. O conteúdo pode ser conferido na fanpage da Unistart e no canal do Google Business Group Curitiba. Há ainda grandes eventos anuais, como o Coworking Day, que celebra o trabalho colaborativo e a co-criação entre profissionais de várias disciplinas. A terceira edição do evento acontece em 5 de agosto, na sede Batel do Centro Europeu.

“Até o fim do ano, o GBG Curitiba celebrará mais de 150 eventos, sendo que a meta internacional entre todos os GBGs é de 600 eventos. Isto tudo só é possível graças ao público e às empresas e voluntários que nos apoiam com um belo trabalho em prol do desenvolvimento da cidade. Minha maior felicidade é acompanhar essa expansão e encontrar interessados em colaborar e aprender uns com os outros”, comemora Pablo. Além do Centro Europeu, empresas como Unistart, Google Developers, Lopes e Santos e a LogosBr Marketing fornecem todo o necessário para que o grupo se mantenha ativo.

Abaixo, a programação do GBG no Centro Europeu de Curitiba:


ÀS TERÇAS-FEIRAS

Let’s Talk: Conversação em inglês para que os envolvidos com o universo dos negócios sempre tenham o idioma na ponta da língua.
ÀS QUINTAS-FEIRAS (11H) Innovation Talk

1ª SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS

GBG Lab: Oficina construída para transmitir ensinamentos de como utilizar ferramentas Google.

2ª SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS
Growth Hacking: Oficina prática sobre aprimoramento da performance dos recursos online (site, mídias sociais, links patrocinados, etc).

3ª SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS
Meetup: Momento de networking e apresentação de uma temática relacionada à inovação.

4ª SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS
Open Pitch: Oportunidade de aperfeiçoar a apresentação pessoal, do negócio ou da startup e firmar vínculo com possíveis parceiros, investidores e fornecedores.
ANUAL EM AGOSTO (Em 2017, o evento será promovido dia 5) Coworking Day

ANUAL EM ABRIL, ANIVERSÁRIO DO GBG. (Este ano, o evento será em 29 de abril) GBG Party

ESPORÁDICO
GBG Mulher
Moments

Compartilhe:


Deixe seu comentário