Profissões

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
Luz na fotografia
11 de fevereiro de 2019

Você sabe a importância da luz em uma fotografia?


Enquadramento, composição, ângulo, olhar e técnica. Tudo isso pode dar um toque único na hora de tirar uma fotografia, porém o elemento primordial a um fotógrafo é a luz. Nesse texto você confere algumas dicas de como usar essa importante aliada a seu favor.

Uma fotografia nada mais é do que a exposição a determinada luz em um equipamento, é isso que forma as cores e composições de uma imagem. Sendo assim, é de suma importância ter completo domínio sobre esse elemento.

O que você tem a mão para regular a luz?

black-burn-burning-426444

Para ter esse controle, o fotógrafo possui várias ferramentas que auxiliam nessa composição, tais como rebatedores, fotômetro, flashs, difusores e, além disso, há também as funções da câmera como controle de ISSO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. Esses são alguns exemplos de materiais e funções que têm o intuito de auxiliar o fotógrafo na hora de não errar, na hora de fotografar.

Em um ambiente ideal, o profissional de fotografia possui luz controlada com vários equipamentos para que tanto a luz quanto a sombra sejam exatamente o que ele deseja. Porém não é sempre que há um estúdio a disposição para suas fotos. Sendo assim, mais importante do que qualquer ferramenta é você saber como pode usar a luz a seu favor em qualquer ambiente e isso se cria com muito estudo, técnica e criatividade.

O comportamento da luz em uma fotografia

Para se usar o estudo e técnica aliados à criatividade é importante o fotógrafo saiba o efeito que quer em sua foto. Por exemplo, suponhamos que você vai fazer um retrato. A luz que geralmente se usa é mais difusa, para que as sombras não tenham tanto contraste e o rosto se torne mais fiel a realidade, na imagem. Porém, em casos onde o contraste é intencional, é importante utilizar uma luz mais dura que, subsequentemente, ira deixar a as sombras e contrastes, mais definidos.

Isso é o básico para se trabalhar com a luz de forma inteligente, porém há diversas outras formas que levam ao mesmo resultado desejado ou a outros estilos fotográficos.

Contudo, a luz é um dos elementos mais complexos no universo da fotografia, Para saber usá-la de forma criativa é necessário dominar a técnica e isso vem somente após muito estudo e prática. Busque saber mais sobre o domínio desse importante elemento, faça testes, pratique técnicas e efeitos utilizando modos diferentes de exposição e sombra, com toda certeza isso irá enriquecer muito o seu trabalho.

Compartilhe:


Deixe seu comentário