Sommelier

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
1907
14 de julho de 2017

Você sabe a história da profissão Sommelier?


A palavra Sommelier tem origem francesa e antigamente destinava-se ao trabalhador que era responsável por transportar as pipas de vinhos para os grandes castelos e palácios na Idade Média. O curioso é que eles também tinham a função de provar o conteúdo da bebida para ter certeza que de não havia veneno!

Após o século XVIII, quando os restaurantes de Paris se popularizaram e a cidade se tornou um dos ícones mundiais de gastronomia, a função de provar se consolidou como Sommelier, que apesar de algumas modificações, tornou-se o profissional responsável por provar o vinho e garantir sua qualidade.

Novos caminhos do mundo vinícola estão sendo explorados por este profissional. Além de trabalhar em hotéis, lojas ou restaurantes, o trabalho tem se estendido a compartilhar o conhecimento em palestras e eventos, por exemplo. O Sommelier deve estar sempre disponível para frequentar degustações, participar de feiras e viajar por países produtores de vinhos ao redor do mundo. Além de atender os conhecimentos da área gastronômica, já que uma das funções é indicar o prato certo para o vinho certo.
Apesar da tradição de longa data, apenas em 2011, através da Lei 12.467, é que a profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil. Hoje, é uma das profissões que está em constante crescimento em nosso país. O Centro Europeu oferece um dos melhores cursos da área, seja um expert em vinhos. Saiba mais goo.gl/4m7euQ

Compartilhe:


Deixe seu comentário