Fotografia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
1406
9 de junho de 2017

Um beijo que faz parte da história!


Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro George Mendonsa e a enfermeira Greta Zimmer Friedman ficaram eternizados em uma fotografia clicada na Avenida Times Square, em Nova Iorque. A imagem marcou o fim da guerra, um dos momentos mais tristes da humanidade.

Mas a história verdadeira da foto, é que os dois jovens não se conheciam quando se beijaram! Pouco antes deste momento, circulava um anúncio pelas ruas: “os japoneses se renderam! A Guerra acabou!”. Mendonsa, extremamente feliz com a notícia, começou a correr pelas calçadas da Times Square, era pura euforia. Quando olhou para o lado, avistou uma bela moça! Ela era Greta. Não pensou duas vezes, ele agarrou e beijou a mulher de sapatos brancos que circulava pelas ruas de Nova Iorque. O momento foi registrado por Alfred Eisenstaedt, fotógrafo da revista Life. Que mais tarde, com toda a repercussão da foto, iniciou uma jornada em busca dos protagonistas desta cena.
Em uma entrevista em 2012, o senhor Mendonsa (na época com 89 anos), disse que estava muito agradecido pelo trabalhos das enfermeiras, que haviam salvado muitas vidas, inclusive a dele. A senhorita Friedman, disse que nem viu o homem se aproximar. Os dois disseram que foi um momento único. Os responsáveis pela reportagem também entrevistaram a então namorada e agora esposa (casada há 66 anos) do marinheiro, que estava com ele naquele dia, ela diz que foi um dia muito feliz.

A fotografia entrou para a história da humanidade. Com uma questão de segundo, você pode registrar momentos únicos. O olhar criativo desenvolve-se e experimenta o mundo além das possibilidades da técnica. Conheça o curso de fotografia do Centro Europeu.

Compartilhe:


Deixe seu comentário