Gastronomia

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
flores-comestiveis
30 de agosto de 2018

Que tal incluir flores comestíveis na sua receita?


Conheça algumas espécies para dar mais charme e sabor aos seus pratos

Bonitas, coloridas e perfumadas. Com essas qualidades, as flores comestíveis têm espaço garantido na gastronomia. Elas entram na categoria das PANCs, plantas comestíveis não convencionais, e podem ser usadas para enfeitar os pratos ou como ingredientes de receitas.  Que tal experimentar?

Atenção! Antes de sair usando flores na comida, é bom saber alguns cuidados que precisam ser tomados. Você só deve usar para comer as flores que conhece muito bem. Existem espécies que são muito parecidas e algumas podem apresentar algum tipo de toxidade.

Mesmo que você tenha certeza que a planta que vai consumir é inócua, é preciso também cuidar com fornecedores. Flores de floricultura recebem agrotóxicos e não podem ser usadas na alimentação. O ideal é procurar produtores orgânicos que tenham conhecimentos das espécies comestíveis.

Flores para usar em receitas

Flores são uma ótima opção para a finalização dos pratos, dando um colorido a mais. No preparo da comida, podem ser usadas como ervas aromáticas, em pequenas quantidades para que a comida não fique amarga ou com perfume muito forte. Depois de tomar as precauções necessárias, vem conhecer algumas espécies que você pode usar nas suas receitas:

Flor de alho

Com um saber suave de alho, essas florezinhas roxas podem ser usadas para enfeitar e temperar. A dica é usá-las cruas, para que mantenham a forma e a cor. Que tal incluir a flor de alho na finalização do arroz, risoto ou legumes assados?

flor-de-alho

Lavanda

A lavanda é bastante utilizada em cosméticos, perfumaria e produtos de limpeza, mas também tem valor na cozinha! Essa flor combina muito bem com bolos, biscoitos, geleias, doces e até sorvete. Também pode ser usada para aromatizar vinagre e azeite em receitas salgadas.

O aroma da lavanda é considerado relaxante, um motivo a mais para usar o ingrediente.

lavanda

Amor perfeito

Delicada e com um sabor levemente adocicado, a flor é ideal para a decoração de saladas, saladas de frutas, sopas e bebidas. O amor perfeito tem uma grande variedade de cores e tamanhos.

amor-perfeito

Violeta

Na culinária, é usada a Viola odorata, chamada de violeta verdadeira, que é uma flor diferente das do gênero Saintpaulia, conhecidas como violeta africana e bem comuns em jardins. Ela pode ser usada fresca em saladas ou cristalizada na decoração de sobremesas.

violeta

Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta injustiçada, muitas vezes considerada uma erva daninha, mas tem grande valor na culinária e no uso medicinal. O sabor da flor é adocicado e lembra bastante o mel. Por isso, é muito usada em sobremesas.

dente-de-leao

Agora que você já conhece algumas espécies comestíveis, pode incluí-las em suas receitas. Mas lembre-se de tomar cuidado com a origem da planta.

Depois, conta para a gente qual foi o resultado!

Compartilhe:


Deixe seu comentário