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20 de fevereiro de 2019

O que é necessário a um fotógrafo publicitário


A fotografia é uma das artes mais complexas que existem, ela é capaz de comportar jornalismo, realidade, emoção, drama, alegria, fantasia, surrealismo, artes abstratas, registros cotidianos e muito mais. Dentro dessa matriz cultural encontramos a fotografia publicitária, um dos completos estilos fotográficos.

Por se tratar de um instrumento de venda, a fotografia publicitária é praticamente um camaleão, pois ela varia de acordo com a proposta da campanha em que está inserida. Sendo assim, ela bebe água de  outros estilos fotográficos, pois se utiliza de técnicas de todos eles para vender o produto, ideia ou serviço que o cliente deseja.

O que uma fotografia precisa para atingir um objetivo publicitário é simplesmente passar a mensagem ao seu público, de acordo com instruções presentes em briefing apresentado previamente.

Para que isso aconteça, o profissional que atua com esse tipo de fotografia deve ter uma técnica apurada e estar extremamente alinhado com os objetivos do briefing e da campanha, a comunicação com o solicitante deve ser clara e ele deve compreender completamente o que deve ser feito, pois o custo de uma produção para fotografia publicitária raramente é barato, o que torna o montante exorbitante, no caso de ter de refazer o trabalho.

Além disso, o profissional recebe o objetivo do trabalho e o executa, mas o bom profissional vai estudar sobre tudo que tange seu trabalho e vai além, tem uma noção de mercado, semiótica e é capaz de opinar quando acha que algo não atingirá o objetivo do briefing. Tais características vêm com o tempo e a experiência. Porém o bom fotógrafo sai na frente e estuda isso testando em trabalhos próprios para obter esse know how.

Outro ponto necessário ao profissional que trabalha essa vertente fotográfica é o de saber lidar com pessoas e ter senso de gestão de uma equipe. Um trabalho publicitário dificilmente é realizado sozinho, mesmo que atue de forma autônoma, o fotógrafo publicitário sabe que terá de contratar e gerir pessoas para que o job saia de acordo com os objetivos do briefing.

Maquiagem, direção de arte, figurino, cenário, figuração, modelos e muito mais, esses são alguns exemplos de outros profissionais que você terá de lidar nessa área. Saber o que pedir e principalmente como pedir, são pontos que o fotógrafo publicitário deve dominar com maestria para que seu trabalho saia perfeito.

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