Fotografia

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28 de dezembro de 2017

Ferramentas para alavancar o seu negócio como fotógrafo


Explorar as redes sociais é um dos caminhos para conquistar clientes

Envolvidos na arte de empreender sabem que consolidar o próprio negócio vai muito além de se amar o que faz e que coragem, dedicação e criatividade podem tornar a meta menos abstrata. Há, porém, um recurso cujos resultados são inegáveis aos que almejam alavancar o próprio trabalho: a divulgação. A fotografia é o seu ramo? Então confira algumas dicas preparadas pelo Centro Europeu sobre ferramentas que podem te ajudar a ganhar visibilidade ao longo dessa jornada.

Use sua rede de amigos
Na fotografia, Facebook e Instagram podem ser consideradas redes universais, que atendem aos anseios do amador ao profissional. Em qualquer um dos casos, apostar em vínculos já estabelecidos para criar uma fanpage ou blog é uma sugestão que pode surpreender pelos resultados. Convidar as pessoas a conhecerem seu olhar fotográfico é um bom começo para se aproximar de potenciais clientes.

“Há fotógrafos com blog e duas contas no Instagram, e que também escrevem para publicações especializadas, além de ter site e fanpage”, exemplifica a supervisora dos cursos de fotografia e artes visuais do Centro Europeu, Tania Buchmann. O segredo, segundo ela, é se manter sempre ativo nas redes, independentemente do quão maduro é o trabalho desenvolvido. “Não é fácil para quem está começando já ter tanta visibilidade. Mas o importante é não sumir da mídia e, principalmente, das redes sociais”, aconselha.

Monte um portfólio
Diferente do que acontece em outras áreas, no universo fotográfico não basta um currículo, é preciso conquistar pelo apelo visual. E nada melhor do que criar um portfólio virtual para expor trabalhos que transbordem a sua personalidade, assim como os nichos em que atua ou têm interesse. Para isso, seja criterioso na seleção de fotos, priorizando produções inovadoras e premiadas e as ordenando por relevância para orientar os olhos do cliente. E não se esqueça de relacionar essa etapa à anterior, direcionando seus amigos e seguidores para o portfólio!

Envolva terceiros
É possível que, ao colocar em prática as demais dicas você se sinta estagnado ou ávido por ir além. Nesse ponto, há a opção de convidar outras pessoas a agregarem valor à sua marca. Firmar parcerias nas quais ambos lados saem ganhando é um caminho aos que querem continuar a apostar em divulgação não paga. Ofereça algo de valor para que o parceiro indique o seu serviço.

Outra opção é criar e sugerir conteúdos relevantes para blogs e veículos segmentados. Pode ser um post sobre a importância da iluminação em casamentos ou mesmo tendências de registros newborn. O importante é que passem a associar o seu nome a alguém com propriedade quando o assunto é fotografia.

Precisa de um direcionamento para estruturar sua estratégia de divulgação? Entre em contato com os professores do Centro Europeu! Certamente a bagagem sólida da equipe de docentes irá te ajudar a enxergar sua essência como fotógrafo.

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