Sommelier

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
vinhos
15 de setembro de 2018

Curiosidades sobre vinho para causar uma boa impressão


Nada como bons comentários para impressionar

As vezes a gente só quer fazer um comentário inteligente, não é? E se tem uma coisa que impressiona, é entender sobre vinho. Mas ser especialista no assunto exige estudo e dedicação, então vamos facilitar sua vida: listamos algumas curiosidades sobre a bebida para comentar durante um date, reunião de amigos, evento de trabalho, jantar com os sogros ou para puxar assunto em qualquer ocasião.

Pegue sua taça e vem aprender mais sobre essa bebida maravilhosa:

Tem um jeito certo de segurar a taça

Comece impressionando com atitude! Nesse caso, com a atitude de segurar a taça pela haste, não pelo bojo. Assim, não se esquenta o vinho com o calor das mãos.

Quando o vinho for servido, gire a taça (segurando pela haste, claro). O movimento ajuda a oxigenar o vinho e liberar mais aromas. Por isso, o ideal e colocar vinho até menos da metade do bojo, para evitar bagunça na hora de girar.

Aproveite para perguntar se alguém na mesa sabe que a taça tem a curvatura mais fechada na boca para preservar os aromas.

Vinho branco com uva roxa

Sabia que nem todo vinho branco é feito a partir da uva branca? Pois é, existe vinho brancos feitos com uvas roxas, como Malbecs e Pinots Noirs. A cor vermelha no vinho tinto é causada pelos pigmentos na casca. Já os vinhos brancos são fermentados sem a casca, por isso são claros.

 

Nem todo espumante é Champanhe

Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe. Champanhe é o vinho espumante branco produzido na região de Champagne, na França. Ou seja, os espumantes produzidos em qualquer outro lugar não podem receber a classificação de champanhe.

Além disso, o champanhe verdadeiro é feito obrigatoriamente a partir das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.

Popular

O vinho é a quinta bebida mais consumida no mundo, atrás somente do café, chá, leite e cerveja. A popularidade da bebida é antiga: na Bíblia, o vinho é citado em todos os 66 livros, com exceção do livro de Jonas.

O motivo da rolha

As garrafas fechadas com tampas de rosca são muito mais práticas, então por que os bons vinhos vêm com rolhas? O motivo é que a rolha permite que o vinho “respire” e envelheça de forma apropriada.

As rolhas são feitas com cortiça, um material produzido a partir da casca de árvores chamadas sombreiros.

Agora você está preparado para causar uma boa impressão com seus conhecimentos sobre vinhos. Mas se quiser entender de verdade sobre essa bebida fantástica, por que não fazer o curso de sommelier do Centro Europeu?

Compartilhe:


Deixe seu comentário