Profissões

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
audio-business-computer-265672
19 de outubro de 2018

A democratização da produção musical


audio-business-control-room-164938

Todos temos nossas musicas preferidas, aquelas que mexem com você em um momento de alegria ou faz você lembrar de uma pessoa querida. Raramente nos damos conta que, para que ela chegasse até nossos ouvidos, foi um trabalho que envolveu diversos profissionais e muito conhecimento. Entre outros, um dos grandes responsáveis para que isso aconteça é o produtor musical.

A Evolução da Produção Musical

evolution-of-music

Foto: feature.fm

Inicialmente, na primeira metade do século XX, a figura do produtor musical se limitava a um trabalho de supervisão de gravação, responsável pelos arranjos da música entre outras funções mais burocráticas. Foi só após o surgimento da fita magnética que isso mudou, pois até então a qualidade do material final estava intimamente ligada a performance dos músicos. Após esse fato, surgiu a possibilidade de edições pós o processo de gravação, elevando a qualidade do material finalizado.

O progresso dessa profissão bebe muito da fonte da evolução das tecnologias de produção e reprodução de áudio. Com isso, a evolução tecnológica caminhou a passos mais rápidos e essa área se beneficiou muito desse avanço.

O surgimento do áudio digital foi outro avanço que só beneficiou o universo musical. Através dele, o tempo para manipulação do material gravado diminuiu, enquanto a qualidade do mesmo só se fez aumentar.

O que encontramos no mercado atual?

maxresdefault

Imagem: tela Ableton Live 10

Atualmente, o produtor pode contar com diversas ferramentas para tornar sua técnica ainda mais precisa e explorar cada vez mais o lado criativo de seu trabalho. Essa grande oferta de facilidades para produção, democratizou a área e quem se beneficiou disso foi todo o publico ouvinte. Assim como em grandes estúdios, existem excelentes produções em home studios e isso possibilita musica boa para todos os gostos.

Porém, um ponto importante a ser lembrado é que, independente do gênero musical, um bom produtor deve dominar eximiamente a técnica de produção para que suas músicas soem bem e agradem o público ouvinte. Isso só se consegue através de muita dedicação e estudo.

A profissionalização da área é outro ponto que evoluiu juntamente com a própria música. Atualmente há sim uma grande democratização da área e muitos profissionais surgem diariamente, porém, mais do que saber sobre o uso das ferramentas é importante dominar as técnicas e entender sobre o funcionamento de cada ferramenta, bem como a estrutura musical do estilo que se deseja produzir.

Contudo, é um mercado extremamente fértil para crescimento. Mas o destaque só vem para o profissional que alia criatividade com o conhecimento.

Texto: Alexsandro Bueno Junior

Compartilhe:


Deixe seu comentário