Profissões

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
a-classica-cozinha-francesa
26 de fevereiro de 2019

A clássica cozinha francesa


Muitas pessoas têm intimidade com a cozinha, mas poucas veem essa sintonia com as panelas como algo que pode ser levado a sério a ponto de se tornar profissional. Quem toma essa decisão deve saber que, assim como em toda profissão, a gastronomia também exige muito estudo, dedicação e prática para se obter o sucesso na área.

As técnicas clássicas da cozinha derivam de um dos berços da culinária mundial, a França. Esse país iniciou muito do aprimoramento e requinte dos pratos que conhecemos hoje.

Os franceses saíram na frente e tomaram vanguarda na criação de técnicas culinárias há muito tempo. Tudo teve início na idade média, onde os reis e nobres da França ofereciam grandiosos banquetes para seus convidados, porém, no início, abundância à mesa era sinônimo apenas de fartura, tudo servido ao mesmo tempo e sem preocupação com estética.

Com o passar do tempo, os reis começaram a se tornar mais exigentes com seus chefes, exigiram que fossem usados apenas ingredientes frescos nas criações, além disso, a apresentação começou a tomar maior peso na hora de servir. Com as expectativas cada vez mais altas da realeza, os chefes se veem obrigados a atingir um nível cada vez mais alto em seus pratos que se tornam verdadeiras obras primas.

A esse ponto da história, os pratos eram servidos em porções individuais, com divisão de entrada, iguaria principal e sobremesa. Além disso, as regras de etiqueta à mesa era algo que todo nobre deveria saber ao ser convidado para uma refeição da alta gastronomia francesa.

No auge das criações e aperfeiçoamento gastronômico francês, os chefes começam a transcrever suas receitas e técnicas para livres de receitas. Porém, a situação politica do país impôs uma dificuldade a ser vencida para os chefes: a revolução francesa.

Após a revolução, os grandes chefes franceses não tinham mais o dinheiro da coroa a disposição para comprar os ingredientes de seus pratos. Com isso, eles decidem abrir os primeiros restaurantes gourmets da França. A partir daí, esses profissionais entram pra história da culinária mundial, posicionando a cozinha francesa como um clássico mundial.

Compartilhe:


Deixe seu comentário