Sommelier

Compartilhe

0
Shares
0 0 0 0
acessorios-vinhos
28 de setembro de 2018

7 acessórios para degustar vinho como um profissional


Já te ensinamos aqui no blog curiosidades sobre vinho para causar uma boa impressão. Hoje vamos falar sobre os acessórios que vão te transformar em um degustador profissional, com produtos que vão além da taça, garrafa e saca-rolhas simples.

Saca-Rolhas

Pode ser encontrado em diversos tipos: saca-rolhas de alavanca, saca-rolhas elétrico e saca-rolhas de duas fases (também conhecido como saca-rolhas sommelier ou saca-rolhas canivete). É o mais básico dos acessórios. Uma peça extremamente simples e muito útil.  Como o nome já diz, o acessório serve para remover a rolha da garrafa, mas não é recomendado inseri-lo até o final, já que ela pode soltar resíduos dentro do vinho. O tipo saca-rolhas sommelier costuma ainda acompanhar uma lamina utilizada para remover o lacre da garrafa com mais segurança.

Corta Cápsula

Sabe aquela lamina que comentamos anteriormente? Elas são conhecidas como Corta Cápsula e podem ser encontradas à venda separadamente. O acessório que se assemelha muito a uma ferradura deve ser encaixado no bico da garrafa, pressionado e girado, o que possibilita um corte preciso.

Salva-Gotas/ Corta-Gotas

Você retirou a cápsula, sacou a rolha perfeitamente e agora? Como evitar que o líquido escorra pela garrafa, manche toda a sua toalha e estrague o rótulo? A resposta é utilizar um salva-gotas, também chamado de corta-gotas, uma espécie de anel colocado no gargalo para absorção das gotas indesejadas.

Termômetro

Para realçar o sabor do vinho é preciso consumi-lo na temperatura adequada. O termômetro ajuda a verificar essa exatidão. Vinhos espumantes podem ser servidos bem gelados, vinhos brancos podem ser servidos frios (menos frios que os espumantes e mais frios que os tintos) e os vinhos tintos em temperatura ambiente (levemente refrescados).

Decanter/ Decantador

Você sabia que o contato com o ar acelera o processo de oxidação dos vinhos? O decanter, além de separar a parte sólida (borras ou sedimentos) da bebida, também expõe o vinho ao oxigênio, permitindo que o mesmo ‘respire’ e se desenvolva.

Aerador/Oxigenador

Ainda sobre a relação com o oxigênio, o aerador é uma ótima opção para submeter o vinho à uma maior quantidade de ar suficiente para que ele evolua rapidamente e desperte seus melhores aromas. O acessório é bastante contestado entre os especialistas, pois muito se discute sobre a total eficácia de alguns modelos.

Tampa para garrafas

Após degustar seu vinho, na hora de guardá-lo, o costume é recolocar a rolha e mantê-lo na geladeira. Após uns dias, mesmo com esses cuidados, ele começará a sofrer alterações. A sugestão é usar uma rolha sintética, que através de seu mecanismo permite a saída do ar, mas não que ele entre.

Esses são apenas uma pequena porção do vasto mundo de conhecimento sobre vinhos. Atualmente encontramos no mercado uma variedade de acessórios que vão tornar sua experiência muito mais interessante! Quer saber mais? Confira o curso de sommelier do Centro Europeu.

Compartilhe:


Deixe seu comentário